...Nelson Mandela livre.


Sábado, 11 de fevereiro de 2012 a partir das 16h




A 11 de fevereiro de 1990, Nelson Mandela é libertado da prisão de Pollsmoor, após 26 anos de encarcera-mento sempre lutando contra o racismo e pela igualdade entre as pessoas, independentemente da cor da pele ou de outras variáveis.
Só aos 30 anos, em 1948, e depois da vitória do Partido Nacional Afrikaner, partido que governou a África do Sul até 1994, e segundo o sistema de segregação racial conhecido como
Apartheid, Mandela iniciou o seu percurso político, ingressando na juventude do Congresso Nacional Africano (ANC).
Advogado, cria com o seu companheiro Oliver Tambo, um gabinete de advocacia para defender, gratuitamente, negros que necessitavam de representação legal.
Influenciado pelo exemplo de Mahatma Gandhi, defendia a resistência não violenta na luta contra o Apartheid.
O
Massacre de Sharpeville, a 21 de março de1960, onde 69 manifestantes foram mortos pela polícia branca do regime, mudou radicalmente toda a estratégia de luta. Mandela torna-se, em 1961, comandante do braço armado do ANC, coordenando uma campanha de sabotagem contra alvos militares e governamentais, bem como o planeamento da constituição de uma guerrilha.
Preso pela primeira vez em agosto de 1962, é sentenciado a uma pena de prisão de 5 anos.
A 2 de junho de1967 é sentenciado a prisão perpétua por planear acções armadas, em particular sabotagens. Mandela admitiu em tribunal todas as acusações.
Em 1985, foi oferecido a Nelson Mandela a possibilidade da libertação. Nega-se a ser libertado porque se recusa a renunciar à luta armada como meio de libertação e derrube do Apartheid.
Renunciar à própria liberdade, para não aprisionar os seus ideais, é a forma mais livre de se viver.


SÁBADO

16:00 - Salamaleques de Asib Mohamed

Nelson Mandela é um exemplo vivo e inspiração forte para que continuemos afincadamente a lutar por aquilo em que acreditamos. Hoje haverá luta contra o ACTA, mas existem milhares de razões para lutar. Em Aveiro por exemplo, um grupo de cidadãos juntou-se para lutar contra o local onde se pretende construir uma ponte sobre um dos canais centrais e emblemáticos da cidade.
A música será como que de uma viagem daqui até a África do Sul.
Alá é grande mas o Mandela é maior.


17:00h - ViktorXpadinha apresenta :
...
The Day After the Sabbath XXII ...


Volume 22 is an eclectic mix from all over the board, three slabs of 60s heavy psych from Peacepipe, Waters and Mass Temper mix in with the krautrock of Kravetz and Electric Sandwitch. Luv Machine are likely the only Barbados band you'll see. The heavy prog of Omega remains Hangary's biggest rock export so far and Suck represent South Africa's
shot at Sabbath heaviness. Cool Feet have two joined tracks here, the album from which is a rare pressing that combines an intriguing mix of hard rock with NWOBHM hints. Another classic cover appears from the UK's alt/sludge band Fudge Tunnel, who employ fuzz of evil magnitude to cover Cream's standard, Sunshine Of Your Love.

19:00h - Canto do Gregório 2.06
Sun city - Artists United Against Apartheid


22:00h - TEORIA DA CONSPIRACÃO #44
Apresentado por Truka.




Conspiração da Semana: Levanta o cú do Sofá - Cada vez mais estamos a perder direitos e liberdades e o povo permanece adormecido. É preciso que TODOS saiam à rua em protesto quando é marcada uma Manif. A selecção não joga mas estás convocado - Sábado, 11 de Fevereiro pelas 11h em Lisboa, Porto, Coimbra e Viseu. "Ou tomamos uma posição já, desenhando uma linha no chão, a dizer - até aqui basta. - e realmente empurrámos-los para trás, ou vamos ficar à espera que tudo fique muito extremo e quando já houver muita estrutura construída, desenhar uma linha no chão vai ser um desafio muito sério." (David Icke)
Música: Blues dedicado a Mandela.


Sem comentários:

Enviar um comentário