...aniversário da Revolução Zapatista!


Sábado, 31 de Dezembro de 2011 a partir das 17 h


A 1 de Janeiro de 1994, o Exército Zapatista de Libertação Nacional sublevou-se com recurso à luta armada e ocupou as sete principais cidades do Estado de Chiapas. Nesse dia, entrava em vigor o Tratado de Livre Comércio da América do Norte. Hoje, como nesse dia, os indígenas da Selva Lacandona, no sudeste mexicano, continuam a lutar pela posse das suas terras, por melhores condições de vida, pelos seus direitos políticos e pela sua dignidade enquanto humanos.

O movimento surgiu em novembro de 1983. Os seus integrantes, nessa altura não mais que uma dezena, com a intenção de formar um exército regular, estabeleceram-se numa zona da Selva Lacandona de difícil acesso, que nem o exército mexicano nem os próprios indígenas conseguiam alcançar. Ali fundaram o Exército Zapatista de Libertação Nacional, EZLN. Os guerrilheiros insurgentes do EZLN usam um passa-montanhas, que se converteu num dos símbolos Zapatistas, que se utiliza tanto para ocultar a identidade pessoal como para servir de figura de estilo a um povo de quem nunca quiseram conhecer os rostos até que se levantaram em armas.
 
Ao princípio, o objectivo do EZLN era conseguir uma mudança política justa para todos, mas com o passar do tempo a revolução transforma-se e, mais do que a partilha justa da riqueza para todos, a revolução começa a tornar-se na possibilidade do ser humano ter um espaço de dignidade.

O EZLN via os indígenas como um povo explorado que precisava de alguém que lhes mostrasse o caminho para a libertação. Mas, quando um dos tradutores mexicanos, António, dá conta da tradição de luta e experiência resistente deste povo, o EZLN reconhece que deverá deixar de ser o "mestre" para se tornar no "aluno".  Segundo o subcomandante Marcos, esta é a primeira derrota do EZLN.
 
Desde há 500 anos, mas muito especialmente entre 1983 e 1994, o EZLN e todas as comunidades indígenas sofrem uma violenta repressão por parte do Estado mexicano. Nesta altura, os chefes das comunidades indígenas tomaram o comando do EZLN e criaram o Comité Clandestino Revolucionário Indígena, CCRI, que define os objectivos da guerra declarada a 1 de Janeiro de 1994, sob a forma da Primeira Declaração da Selva Lacandona: tecto, terra,trabalho, pão, saúde, educação, independência, liberdade, justiça, democracia e paz.
Apesar de um início ideológico próximo do Marxismo e do Socialismo Latino-Americano, o EZLN e a organização Zapatista das comunidades de Chiapas evoluíram para uma forma de organização muito própria, onde a autonomia das comunidades e as denominadas Juntas de Bom Governo procuram efectivar e consolidar um modelo alternativo de sociedade. 

"Eu sou como sou e tu és como és. Criemos um Mundo onde eu possa ser sem
deixar de ser eu, e tu possas ser sem deixares de ser tu, e onde nem eu nem
tu obriguemos o outro a ser como eu, ou como tu". subcomandante Marcos



SÁBADO


17:00h - Viktorspadinha apresenta
"...The Day After The Sabbath...XV... "

 




... Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais
de 60 e principios de 70.






 



 19:00h - Hora D.Flagra:

Fim do Ano com muito rock'n'roll e Psychobilly.

 
21:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #40 (Revisitada)
por Torcato Reis AKA Truka


RAP NEWS por Robert Foster - #OCCUPY 2012

Conspiração da Semana: HAPPY NEW FEAR - "Os que trabalham têm medo de perder o trabalho; os que não trabalham têm medo de nunca encontrar trabalho; quando não têm medo da fome têm medo da comida; os civis têm medo dos militares; os militares têm medo da falta de armas
e as armas têm medo da falta de guerras e, se calhar, acrescento agora eu, há quem tenha medo que o medo acabe."
                                 DEVORAR O MEDO - Mia Couto
 
Música: O melhor e o pior da Teoria da Conspiração 2011 (Com pilação)

23:00h - Canto Do Gregório - 2.03






Música livre para ouvidos sem preconceitos.










DOMINGO

14:00h - Dj Lois 

Apresenta a continuação de genéricos de desenhos animados. Este domingo será o primeiro de dois programas dedicados aos desenhos animados da década de 80.

Sem comentários:

Enviar um comentário