...foi há 1 ano que Mohamed Bouazizi se autoimolou!

 Sábado, 17 de Dezembro de 2011 a partir das 15 h 



A 17 de Dezembro de 2010, Mohamed Bouazizi autoimolou-se em frente ao edifíco do Governo Regional de Sidi Bouzid, Tunísia. Vendedor ambulante de frutas, foi impedido de continuar com a sua atividade depois da apreensão do seu carrinho de venda. Depois de várias tentativas, todas infrutíferas, de o reaver e de receber autorização de venda, decidiu protestar de forma radical, autoimolando-se. Transportado para o hospital de Ben Araous, acabou por falecer a 4 de Janeiro de 2011.


O seu funeral, acompanhado por mais de 10 mil pessoas, tornou-se espontaneamente numa manifestação de protesto contra o regime tirano de Ben Ali, presidente há 23 anos.
Este acontecimento foi o catalisador para a Marcha da Insurreição que, a partir de Tunes, capital tunisina, se alastrou a todo o país e permitiu o fim do regime de Ben Ali, com a sua renúncia a 14 de Janeiro.


A revolução tunisina foi o início do Movimento da Primavera Árabe, que se alastrou aos países vizinhos como o Egito, Líbia, Síria, Arábia Saudita, Yémen...


Em todos estes países verificou-se uma nova forma de resistência. As acampadas, processo adotado  recentemente nos protestos na Europa e EUA. Durante vários dias, manifestantes tunisinos e egípcios, ocuparam as praças centrais das suas capitais renomeando-as como as Praças da Liberdade. Nem a repressão inicial das autoridades demoveu a resistência. De facto, o aumento da resistência foi diretamente proporcional à força repressiva utilizada.


Quando o povo se une na luta pela Liberdade, não há barragens capazes de suster esse rio.
Semeemos as sementes da justiça e fraternidade, colhamos os frutos da revolta e da Liberdade.

Esta emissão esfumar-se-á assim:


----------------------------------Sábado-------------------------------------

15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed



Alguns sons que nos remetem à Primavera Árabe vão intercalando com outros que ajudam e apelam a uma luta unida contra o comércio mercantilista, a especulação e os fantoches atores que têm sido os sucessivos governos de tantos países.
Luta por quem está ao teu lado, não lutes só pelo teu umbigo, e quando precisares, serão também mais os que se unem à tua causa.

16:30h - Viktorspadinha apresenta :
"...The Day After The Sabbath...XIII "




...Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais de 60 e principios de 70.

18:00h - D.j...Sá Nuno




burning music for burning people

20:00h - Canto do Gregório 2.01



Música livre para ouvidos sem preconceitos.

Para esta semana:
  uma pequena amostra de bandas editadas por netlabels.

Se é xeique o grégo bota...

22:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
por Torcato Reis AKA Truka

 


Conspiração da Semana: David Icke - Queres mesmo saber o que está acontecer?
Numa sociedade adormecida e esquecida daquilo que é essencial, é levada por distracções e ilusionismos dos governos e mass media que banalizam as guerras e a fome para fazer crer que tudo é perfeitamente normal e aceitável. Uma humanidade cada vez mais desumana preocupada com a moda, futebol, celebridades, tecnologia, etc. onde se revêem e exibem o ódio, guerras e mortes à vista de todos e se escondem e se envergonham para praticar o amor.

Isto tudo acompanhado com música perfeitamente normal e aceitável..


--------------------------------DOMINGO-----------------------------------

14:00H - Dj Lois


 
Pela primeira vez na Rádio CasaViva, DJ Lois apresenta genéricos de desenhos animados que marcaram (pelo menos para alguns) os anos 70 em Portugal.
Durante mais ou menos os 45 minutos de duração espero pelo menos arrancar aqui e ali um sorriso, se não arrancar paciência
.

Sem comentários:

Enviar um comentário