...não há tortura desde 1948?!

 Sábado, 10 de Dezembro de 2011 a partir das 15 h

A Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes foi estabelecida a 10 de dezembro de 1948.

Hoje, passados 63 anos, sabemos que esta convenção, como a maior parte de todas as convenções da ONU, não passa de letra morta.


Só em Portugal, e no ano de 2010, a Amnistia Internacional, no seu relatório anual http://www.amnistia-internacional.pt/files/relatorioanual/Relatorioanual2011/Portugal_2011.pdf , refere algumas situações de tortura e critica duramente o Estado Português por este não cumprir com as garantias dadas aquando da constituição do Grupo de Trabalho que avalia a situação da tortura e maus tratos no país.

Nestes 63 anos são inúmeras as referências ao uso da tortura, a nível mundial, feitas pela Amnistia Internacional e outras instituições de direitos do homem.
A verdade, é que na maior parte dos casos estas situações desenrolam-se de forma não oficial. Nenhum dos estados citados assume claramente, e nas suas leis, o uso da tortura.

Desde 2001, as coisas mudaram. Os EUA, bastião da "democracia" mundial, permite, por lei, o uso de técnicas de tortura para suspeitos de terrorismo.
Isto foi tornado público quando surgiram imagens de tortura sobre prisioneros iraquianos na prisão de Abu Ghraib, controlada pelas forças da coligação EUA-Grã Bretanha.

Apetece-nos dizer que estamos melhor assim. As coisas estão preto no branco. Não há subterfúgios para esconder o que realmente se passa. Mas, por outro lado, quando a tortura é aceite como método de repressão securitário, temos a noção de que a Humanidade recuou aos tempos medievais...será que alguma vez de lá saiu?

PROGRAMAÇÃO:

15h - Salamaleques de Asib Mohamed

A tortura tem muitas caras, e às vezes anda de máscara, acompanhada de outros mascarados como a ditadura e repressão. Nos dias que correm, muitas pressões de grupos sobre outros ou sobre indivíduos podem ser considerados tortura. Talvez no mais brando nível mas que não deixa de o ser. Enquanto as pessoas não assumirem que não são mais ou melhores que a outra, muitas torturas continuarão a acontecer. A máscara às vezes cai e de repente o rei vai nu. Por muito que se defenda o não haver rei nem rainha, eles continuam a querer existir e sobressair e , por tanto, a não conseguirem praticar o princípio da igualdade, da inter-ajuda ou do respeito e consideração mútuos.

 


Vários sons torturantes, outros nem tanto, talvez nenhuns, liga para escutares com olhos de quem realmente quer ver, e verifica por ti próprio o que se irá passar realmente.





17h - Viktorspadinha apresenta :
"...The Day After The Sabbath...XII "

Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais de 60 e principios de 70.


19h - PROJECTO CASA AMARELA...

 MEETING POINT 2011 - 3 spaces in live connection

Casa Amarela – Oporto / 59 Rivoli – Paris / Gänge Virtel – Hamburg
 
The Casa Amarela project was generated by a partnership betwin the art collective Galeria Nómada.

It activated an (empty) building in the Oporto city centre, transforming an old hostel into a temporary experimental project of art residence which functions in a daily open studio format, exploring direct contact with public.

20h - Canto Do Gregório #010




O programa desta semana continua na ronda da música livre.
Menos bandas, mais temas por banda e meia dúzia be bacoradas ao microfone.

Vai ser tortura...

22h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
por Torcato Reis AKA Truka

Esta semana proponho uma Orgia de sonoridades que vai agradar e desagradar muita gente.
Conspiração da Semana:Alex Jones: Colapso Econômico, Fome e Miséria Programados e Iminentes.


00h - Banalidades e Músicas Óbvias.

António Sobrancelhas aparece pela nona vez na Rádio CasaBiba para mais hora e meia de banalidades, com viagens pela repressão e pela austeridade, também elas formas de tortura, tudo banhado com músicas que para além de óbvias, se rebelam contra estes tempos de ataque à liberdade, apresentando-se, todas elas, livres de constrangimentos á sua fruição.

 

---------------------------------DOMINGO----------------------------------

14h - Viktorspadinha apresenta :
"...Ska, Punk & Reggae..."




Fazemos uma viagem por estes estilos musicais e variaçôes para curar a tua ressaca...3 SEM TIRAR.


Como faço para ouvir?
 
... rádiocasaviva, uma rádio nada amiga...escuta e divulga.
para ouvir sem sobressaltos a emissão subversiva da rádio casaviva, segue os seguintes passos:

-a melhor forma é usares o firefox e instalares o programa VLC certificando-te que ao instalares colocas um visto na caixa que diz "plug-in firefox"; a partir daí sempre que entres no blog da badmood (http://badmoodradio.blogspot.com/) através do firefox, a rádio começa a dar automaticamente.

- na coluna da direita, em "listen/ouvir", escolher "winamp".
- salva a playlist no ambiente de trabalho.
- abre a playlist com o VLC (se não tiveres descarrega no link abaixo de "listen/ouvir")
- se quiseres estar no chat, para falar com a rádio e outros ouvintes em directo, basta colocares o nick mal entras no blog.

APARECE, PARTICIPA, OUVE E DIVULGA...

rádiocasaviva, uma rádio sem barbies...

Sem comentários:

Enviar um comentário