Timor Leste-Massacre de Santa Cruz - Outros massacres continuam...


Massacre significa matança, carnificina, matar cruelmente grande número de pessoas, dar cabo de, destruir,... 


A partir do significado de massacre podemos concluir rapidamente que vivemos momentos de massacres contínuos e sem grande fim à vista. Seja por força dos mercados financeiros, do capital, da religião ou por interesses geo-estratégicos. No fim de tudo percebe-se que o objetivo é sempre o mesmo. Poucos lucram muito, à custa do massacre de muitos.

Em 12 de Novembro de 1991, há precisamente 20 anos, deu-se o massacre de Santa Cruz. Foi um tiroteio sobre manifestantes pro-independência de Timor Leste, no cemitério de Santa Cruz, em Díli, durante a ocupação pelas forças militares da Indonésia.

Depois de, em Outubro de 1991, ter sido cancelada a visita a Timor Leste de uma delegação de membros do Parlamento Português e doze jornalistas, que planeavam acompanhar o Relator Especial da ONU para os Direitos Humanos sobre a Tortura, Pieter Kooijmans, foi notório a desmoralização dos activistas pela independência de Timor Leste. Tinham a esperança de usar esta visita para chamar a atenção à comunidade internacional sobre a causa que defendiam. Houve em seguida vários momentos de tensão, um dos quais termina com a morte de um activista apoiante da independência, Sebastião Salgado.
No dia de participação de um serviço memorial para Gomes em 12 de Novembro, durante a qual milhares de homens, mulheres e crianças caminharam da Igreja Motael para o vizinho cemitério de Santa Cruz. Ao longo do caminho, elementos do grupo tiraram faixas de protesto e bandeiras de Timor-Leste, gritavam palavras de ordem, e insultavam soldados e polícias indonésios. Os organizadores do protesto mantiveram a ordem durante o protesto. Embora tenha sido alto, a multidão era pacífica e ordenada na maior parte do tempo. Foi a demonstração maior e mais visível contra a ocupação indonésia desde 1975.
Durante um confronto breve entre tropas indonésias e os manifestantes, Major Gerhan Lantara foi esfaqueado. Stahl afirma que Lantara atacou uma menina carregando a bandeira de Timor Leste, e Constâncio Pinto, ativista da FRETILIN relata espancamentos por parte dos soldados e da polícia indonésia. Quando o cortejo chegou ao cemitério, a secção principal do cortejo entrou , enquanto muitos continuaram seus protestos antes do muro do cemitério, agitando bandeiras e cantando slogans pró-independência. Tropas indonésias tinham ficado imóveis durante esse tempo, até que um novo grupo de 200 soldados indonésios apareceu e começou a atirar. Fugindo, as pessoas que corriam através da entrada principal e mais profundamente no cemitério foram perseguidas pelos soldados.

Morreram neste ataque mais de 200 pessoas. O balanço provisório foi de 271 mortos, sendo que 14 anos depois ainda havia 100 desaparecidos.

Estes acontecimetos centraram a atenção da comunidade internacional e despoletaram uma maior pressão sobre o governo da Indonésia. Após muita luta do povo timorense de um referendo em 1999 e de muitas acções de solidariedade, principalmente em Portugal, Timor Leste acaba por conseguir a tão desejada independência em 2002. De realçar que isto acontece 27 anos depois do governo português ter abandonado o povo timorense.

É um exemplo de uma luta por uma causa comum e que se fez com muita persistência, anos seguidos de muita paciência sem se deixarem levar por pensamentos derrotistas ou de desistência. Acontece actualmente outras lutas parecidas com esta como a do povo palestiniano ou do País Basco. Importante para fazer ver às pessoas, e é isso que aqui pretendemos com estes exemplos mostrar, que a luta por uma causa realmente importante não se faz da noite para o dia e que é preciso muita união e entrega pelo objetivo comum seguindo as estratégias mais adequadas e que forem de acordo com todos os participantes ativistas.

Estamos hoje em dia, mais do que nunca, num momento em que é preciso unir esforços, deixar de lado as pequenas diferenças e unirmo-nos para lutar pelos direitos dos outros que são também os nossos. Abraços activistas e persistentes.


A programação da radiocasaviva é a seguinte:

::::::::::::SÁBADO:::::::::::::::

15:00 h – Salamaleques de Asib Mohamed

Luto, de negro às vezes também. Não, não é um funeral mas espero um dia que venha a ser. E que se enterre em parte incerta a bestialidade humana e a vontade de se querer ser mais do que o companheiro do lado. Do lado b vem outra música que diz pim pan da da di dou du, limpa limpa mas mas ta ta fim fim du. O lado a está riscado e diz assim assim assim assim assim assim assim

A seguir junta-te a alguém e luta por algo que aches que melhoraria não a tua vida mas a vida do gajo que não conheces e que de repente se sentou ao teu lado para embarcar na mesma viagem.

17:00 h - ViktorSpadinha apresenta :

 
"The Day After The Sabbath...VIII"
Uma viagem sónica pela musica obscura e underground de finais de 60 e 70`s.

18:30 h - Hora D.Flagra

Noé

Sons da Mestiçagem, Reagge e Brasil.

20:00 h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
por Torcato Reis AKA Tone Cósmico

RAP NEWS Noticias com toda a verdade, com humor e ritmo apresentado por Robert Foster, desta vez há Revolution.
Conspiração da Semana: WE ARE ONE - A REALIDADE É UMA ILUSÃO - O nosso mundo Exterior e Interior, na verdade nada é real pois o mundo físico é composto por atmos e dentro destes só existe o vazio cheio de energia a vibrar... nada é estático, está tudo em movimento. Muito se fala do dia 11.11.11 é um dia importante para a reflexão, até existem montes de estreias nos cinemas... porque será??? É certamente o início do fim de qualquer coisa...
... e música??? neste 12.11.11 vamos ter musica calminha, relaxada e electrónica, boa para curar (healing) ressacas a quem passou o dia 11.11.11 nos excessos, encosta-te em conforto e fecha os olhos e deixa-te levar.  Termina com um som progressivo e hipnótico com 135 bpm para retemperar as energias. Com este tempinho... só se está bem é na caminha a ouvir a Rádio Casa Biba.

22:00 h - Latrina do Chifrudo apresenta:




Hell’s around the corner pt II

O exorcismo de demónios tropicais e camuflagem de betão, vidro e aço.
2 horas de intersecções sonoras, subversão conceptual, fluxos estilísticos e vinagre na veia a cargo de André Coelho, membro de Sektor 304 e co-fundador da Latrina do Chifrudo, uma editora
independente direccionada para fanzines e discos undeground.
 
24:00 h - Canto do Gregório #6




Desta vez exploram-se as sonoridades simples e bucólicas do pop alternativo.

Uma pitadita mais roqueira aqui e acolá, mas definitivamente uma hora mais calma que o habitual.

O Martinho já se foi e o Inverno é rei e veio para durar...

02:00 h - D.j Trascaescada

vinte anos passados sobre o massacre de santa cruz em Dili, Timor Leste, e de vermos as janelas e varandas das nossas ruas pejadas de lenços, panos e lençois brancos em sinal de solidariedade, é tempo de 
olhar para trás e perguntar (digo eu):

Q'esta meeeerda...?

É com panos brancos nas janelas que vamos mudar alguma coisa, ou é com esperas à porta das residências desses senhores que acham que podem pôr e dispôr de quem querem quando simplesmente lhes convêm.? humm..? eu vou mais pelas esperas..

este fim de semana pra não variar muito trago-vos mais do mesmo.:

02h- drunfes & bases pra quem quer dormir mas por algum motivo não pode - drum'n & bass

03h- speed Core e mais coisas barulhentas pra chatear os vizinhos.

08h ao meio dia deixo-vos os podcasts do mítico Bill Hicks com as suas irrefutáveis e por vezes dolorosas verdades..

é isso..!


::::::::::::DOMINGO:::::::::::::::

12:00 h - BANALIDADES E MÚSICAS ÓBVIAS

com António Sobrancelhas

Divagações banais sobre a actualidade política e social, regadas por uma dose generosa de música pouco mais que óbvia. Antes isto do que estar calado.


14:00 h - Viktorxpadinha apresenta :




"...MÚSICA CALMA, PARA GENTE AGRESSIVA..."

se és gaja, gay, lésbica, gajo com sentimentos, se és punk, precisas de acalmar e não sabes como, se sentes uma raiva a crescer nos dentes,

PÁRA e ESCUTA...nunca mais serás o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário