Rádio Casaviva...a rádio dá a antena e a malta dá o tema


Nem sempre há disponibilidade para procurar um tema e revisitá-lo com um pequeno texto de apresentação.
Esta semana aconteceu-nos tudo isso. Talvez seja a "Crise", ou melhor, as bestas quadradas, que quadradamente aparecem no quadrado televisivo cheias de quadradas ideias, que sistematicamente nos dizem que estamos em crise e que a forma de a resolver é fazer com que essa crise chegue a 99% do povo.
Pois se assim é, encontramo-nos em crise criativa...mas desenganem-se as bestas quadradas, que quadradamente aparecem no quadrado televisivo cheias de quadradas ideias, pois esta crise criativa é auto-imposta. Digamos, metaforicamente, que é um estilo de droga cujo efeito somos capazes de controlar. Ao contrário da revolta que aí vem, e que esta rádio tem como objectivo primordial fomentar, essa que as bestas quadradas, que quadradamente aparecem no quadrado televisivo cheias de quadradas ideias, serão incapazes de controlar e cujo efeito será a destruição da "Crise" construída pelas bestas quadradas, que quadradamente aparecem no quadrado televisivo cheias de quadradas ideias.
Posto isto, a rádio dá a antena e a malta dá o tema.

 
 
SÁBADO:
22h00 - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #46 
Apresentado por Tone Cósmico.
Conspiração da Semana: O sonho da Auto-suficiência - A melhor maneira de derrotar o sistema é não precisarmos dele. Um pouco por todo mundo estão a surgir Eco Aldeias que procuram atingir os 100% de auto-suficiência que é igual a 100% de liberdade. Os recursos do planeta estão a escassear, a crise está para durar e piorar, o tempo está a alterar, o stress é cada vez maior, a consciência colectiva está perturbada e isso reflecte-se no planeta e a natureza  reage.

Música: Goa Psybient - Música calma para consciências perturbadas


24h00
Canto Do Gregório - 3.01

Esta semana o grégo conta estórias de ocupas, salpicadas por um xeique de
arrepiar o bigode da tua avó.

A Es.Col.A é do bairro. Hoje, amanhã e sempre!



SEGUNDA FEIRA:
21h00 TEMPLO PSICADÉLICO #00
Tone Cósmico Apresenta:
Simon Posford






...solidariedade com o Es.Col.A da Fontinha


Sábado, 18 de fevereiro de 2012 a partir das 16h

Cinco anos de abandono. Não um abandono involuntário, de quem se esquece, mas doloso, de quem vai recebendo notícias más e prefere fazer de conta que não ouviu. Um abandono de cinco anos, um luxo, se se tiver em conta a sorte de quem sobrevive nas redondezas, escravos de empregos ridiculamente pagos, quando os há, ou de esquemas diários de sobrevivência. Gente descartável para a gestão da cidade, a quem se tirou cinemas, teatros, bailes, festas, vizinhos, últimos resquícios duma urbe em gentrificação que espera que morram e apodreçam. Deixaram o vazio. Das casas abandonadas, das vidas sem perspectivas, do entretenimento massificado pronto a consumir, da escola a convidar ao vandalismo.

Um mês depois de reactivada e aberta à comunidade que deveria servir, volta a ser fechada, com recurso a shotguns, elevadores, carros de bombeiros, uma junção, sem precedentes na zona, de quase todas as forças policiais e cordas para rappel. Para voltar ao abandono, mais triste ainda, por já se ter descoberto que, afinal, sim, é possível.

E houve quase um tremor de terra, pelo menos assim o sentiu quem o viveu, em que, espantados, reparámos que a população da zona já acreditava mais no que podia fazer ali do que no que, eventualmente, a autarquia não ia fazer. Com essa força, um colectivo autogerido, de base assembleária, a decidir por consenso, ganhou à Câmara, uma das mais prepotentes deste pantanal, a batalha pela posse dum espaço ocupado. Activistas, sim, mas também muitos moradores e gente solidária conseguiram discutir, definir estratégias, aprovar textos e actuações que culminaram com a devolução da Escola do Alto da Fontinha ao Es.Col.A.

E a D. Amélia faz o jantar-que-estes-meninos-não-têm-cuidado-com-o-comer, o Diogo organiza um ciclo de cinema, há quem vá ao Yoga, uns jogam basket, badminton, ténis de mesa, futebol, outros andam de bicicleta ou fazem escalada, ou crochet, ou cantam, e vêem filmes e constroem um ginásio, ou uma bicicleta, um computador, um instrumento musical, vêem o email, têm ajuda para os trabalhos de casa, há roupa grátis e há café, capoeira, … e, se não houver o que quiseres, tu fazes.

Nunca aqui houve lei. Nem no despejo, nem na reocupação, nem no re-despejo. Não interessa. Estão a mais? Shotguns! Temos que os deixar voltar? Assina-se uma cena e nem se cumpre. Voltam a estar a mais? Diz nos jornais que até somos amigos e prorrogamos um prazo que nunca existiu.

Nunca aqui houve boa fé. Houve o recuo do derrotado, a espera, o contra-ataque que se quer definitivo. E que o seria, numa terra onde o inevitável fosse a lei. Mas, ali, há muito que se ultrapassou a barreira do possível. E já não se quer voltar atrás.

Copiamos este texto, retirado de pt.indymedia.org, para reafirmar que a ocupação e a libertação de espaço, com a consequente criação de alternativas é uma das formas mais eficazes de lutar por um mundo mais justo. Rádio CasaViva, uma rádio solidária com todos os espaços libertados e geridos de forma autogestionária.


SÁBADO

16:00h - Salamaleques de Asib Mohamed


No passado domingo, dia 12 de fevereiro de 2012, fez exatamente 12 anos que Jay Hawkins morreu. Por um acaso cruzei-me com um vídeo no youtube do seu "I putt a spell on you" e resolvi ver a sua história. Felizmente, ainda se podem ver estes vídeos, lutemos contra a ACTA para que estas e outras coisas sejam salvaguardadas, incluíndo a nossa liberdade. Depois de ver a data da sua morte senti vontade de fazer esta homenagem a um grande músico. Sempre acompanhado de agendas e algumas notícias.


18:00h - Canto Do Gregório - 3.01


Esta semana o grégo conta estórias de ocupas, salpicadas por um xeique de arrepiar o bigode da tua avó.

A Es.Col.A é do bairro. Hoje, amanhã e sempre!


22:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #45 
(Especial Carnaval) Apresentado por Truka.


Conspiração da Semana: Escravidão Moderna - O Carnaval, que nunca foi feriado, era um dia que não se trabalhava, feriados foram excluídos, despedir é mais barato e esta palhaçada não tem fim. Afinal somos e sempre fomos escravos... nasces num mundo que te dá tudo, tens de pagar para viver e trabalhar para sobreviver (e mal). Somos escravizados por aqueles que são eleitos por uma maioria, que ironia... seremos masoquistas??? Alex Jones é paranóico mas tem razão.
Música: Só Brasileira - Samba e não só... e brasileiras semi nuas a fazer shake com as suas bundas que mais parecem enormes gelatinas...



sábado 18 fevereiro 24h00 e domingo 19 fevereiro 00h05
As Meninas da Rádio 




Desengane-se quem imagina que se trata de um programa coquete. Queremos partilhar conversas, entrevistas, música, notícias, agenda e possíveis divagações. As meninas da rádio hoje apresentam… uma conversa sobre o Espaço Colectivo Autogestionado do Alto da Fontinha, com alguns dos implicados no projecto. 
As meninas da rádio recusam o conformismo. Não deixaremos passar!

...Nelson Mandela livre.


Sábado, 11 de fevereiro de 2012 a partir das 16h




A 11 de fevereiro de 1990, Nelson Mandela é libertado da prisão de Pollsmoor, após 26 anos de encarcera-mento sempre lutando contra o racismo e pela igualdade entre as pessoas, independentemente da cor da pele ou de outras variáveis.
Só aos 30 anos, em 1948, e depois da vitória do Partido Nacional Afrikaner, partido que governou a África do Sul até 1994, e segundo o sistema de segregação racial conhecido como
Apartheid, Mandela iniciou o seu percurso político, ingressando na juventude do Congresso Nacional Africano (ANC).
Advogado, cria com o seu companheiro Oliver Tambo, um gabinete de advocacia para defender, gratuitamente, negros que necessitavam de representação legal.
Influenciado pelo exemplo de Mahatma Gandhi, defendia a resistência não violenta na luta contra o Apartheid.
O
Massacre de Sharpeville, a 21 de março de1960, onde 69 manifestantes foram mortos pela polícia branca do regime, mudou radicalmente toda a estratégia de luta. Mandela torna-se, em 1961, comandante do braço armado do ANC, coordenando uma campanha de sabotagem contra alvos militares e governamentais, bem como o planeamento da constituição de uma guerrilha.
Preso pela primeira vez em agosto de 1962, é sentenciado a uma pena de prisão de 5 anos.
A 2 de junho de1967 é sentenciado a prisão perpétua por planear acções armadas, em particular sabotagens. Mandela admitiu em tribunal todas as acusações.
Em 1985, foi oferecido a Nelson Mandela a possibilidade da libertação. Nega-se a ser libertado porque se recusa a renunciar à luta armada como meio de libertação e derrube do Apartheid.
Renunciar à própria liberdade, para não aprisionar os seus ideais, é a forma mais livre de se viver.


SÁBADO

16:00 - Salamaleques de Asib Mohamed

Nelson Mandela é um exemplo vivo e inspiração forte para que continuemos afincadamente a lutar por aquilo em que acreditamos. Hoje haverá luta contra o ACTA, mas existem milhares de razões para lutar. Em Aveiro por exemplo, um grupo de cidadãos juntou-se para lutar contra o local onde se pretende construir uma ponte sobre um dos canais centrais e emblemáticos da cidade.
A música será como que de uma viagem daqui até a África do Sul.
Alá é grande mas o Mandela é maior.


17:00h - ViktorXpadinha apresenta :
...
The Day After the Sabbath XXII ...


Volume 22 is an eclectic mix from all over the board, three slabs of 60s heavy psych from Peacepipe, Waters and Mass Temper mix in with the krautrock of Kravetz and Electric Sandwitch. Luv Machine are likely the only Barbados band you'll see. The heavy prog of Omega remains Hangary's biggest rock export so far and Suck represent South Africa's
shot at Sabbath heaviness. Cool Feet have two joined tracks here, the album from which is a rare pressing that combines an intriguing mix of hard rock with NWOBHM hints. Another classic cover appears from the UK's alt/sludge band Fudge Tunnel, who employ fuzz of evil magnitude to cover Cream's standard, Sunshine Of Your Love.

19:00h - Canto do Gregório 2.06
Sun city - Artists United Against Apartheid


22:00h - TEORIA DA CONSPIRACÃO #44
Apresentado por Truka.




Conspiração da Semana: Levanta o cú do Sofá - Cada vez mais estamos a perder direitos e liberdades e o povo permanece adormecido. É preciso que TODOS saiam à rua em protesto quando é marcada uma Manif. A selecção não joga mas estás convocado - Sábado, 11 de Fevereiro pelas 11h em Lisboa, Porto, Coimbra e Viseu. "Ou tomamos uma posição já, desenhando uma linha no chão, a dizer - até aqui basta. - e realmente empurrámos-los para trás, ou vamos ficar à espera que tudo fique muito extremo e quando já houver muita estrutura construída, desenhar uma linha no chão vai ser um desafio muito sério." (David Icke)
Música: Blues dedicado a Mandela.


... desata o ACTA


Sábado, 4 de fevereiro de 2012 a partir das 15h


 A 26 de janeiro, 22 países da União Europeia assinaram uma declaração de intenções no sentido de aprovarem o chamado acordo comercial internacional anti-contrafacção (A.C.T.A.). Entre esses 22 membros, encontra-se Portugal. Para ter validade legal, o documento terá de ser ratificada pelo Parlamento Europeu, entre 29 de Fevereiro e 1 de Março.

       O ACTA é a nova ofensiva contra a cultura de partilha da internet. Um acordo negociado secretamente, em vez de democraticamente debatido, por um pequeno grupo de países que ultrapassa os parlamentos nacionais para ditar uma lógica repressiva imposta pelas indústrias do entretenimento.

       É uma profunda alteração da própria natureza da internet que está em jogo. Com os fornecedores de serviços de internet a policiarem tudo o que fazes online, porque se pretende que sejam responsáveis por tudo o que os seus clientes fazem. Uma internet em que a partilha está banida por defeito e onde os ISP seriam polícias e juízes privados do direito autoral, censores das suas próprias redes, delatores de pessoas a quem passariam a ser impostas penas mais pesadas (que podem chegar à prisão) por “males” causados à indústria.

       O ACTA pretende também que as grandes farmacêuticas eliminem medicamentos genéricos antes de eles poderem chegar às pessoas que necessitam. E permitir que as grandes empresas utilizem as patentes para impedirem a utilização de determinadas sementes por agricultores a quem queiram, por exemplo, pressionar.

       Ao contrário do silêncio generalizado da comunicação social relativamente a este assunto, a Rádio CasaViva não pode deixar de denunciar esta ameaça à liberdade de expressão e ao acesso à informação, que é também um roubo à humanidade, de onde se bebe o conhecimento para depois a excluir, em nome do direito à patenteação de tudo.


       Em termos institucionais, existe uma petição, chamada “ACTA: a nova ameaça à net”, que podes assinar aqui  

http://www.avaaz.org/en/eu_save_the_internet_spread/?fkPcsbb&pv=269

e alguns conselhos para pressionares deputados europeus, que podes consultar aqui 
 
http://www.stopacta.info/


SÁBADO

15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed


Depois dos últimos programas fantasma, Asib Mohamed volta, agora de verdade, com um programinha de uma hora com algumas agendas e notícias e música  a acompanhar. Até (a)lá a ouvir a melhor rádio do mundo.

16:00 - ViktorXpadinha apresenta :
...The Day After The Sabbath XXI...




TDATS number 21 "Uluru Rock" features Australian bands, and one from New Zealand slipped in too. Due to the size and remoteness of the Austalasian scene at the time, many of these tracks are from singles. Lots of the bands, like Chook, never had the opportunities to produce a full album. I have used their track in a previous comp, but thought
it should be put in here as it's a perfect candidate for the theme and also I have managed to find a far better quality version. Fanny Adams appears again with a new track, showing their appealing take on driving simple hard blues riffs that hook into you like Free do.
Rabbit feature none other than the original singer of AC/DC; Dave Evans, and another band that only produced a single, 'The Ash', have two songs joined here as I think they are equally great, being some of the heaviest sabbath-styled stuff I have found from Oz at the time.
NZ's Ticket offer an uplifting psych anthem to individuality and Coloured Balls (a name that surely shows the aussies' bawdy humour) start with a meaty riff and ends the comp on a contemplative note, as does the moody final track from Master's Apprentices.


18:00h - Hora D.Flagra:


Emissao dedicada ao berimbau. Da Capoeira a caixa de ritmos.


21:00h - TEORIA DA CONSPIRACÃO
Apresentado por Truka.



Conspiração da Semana: A.C.T.A. - A liberdade na Internet está ameaçada, pois actualmente a Internet está a acordar, aos poucos, muitas ovelhinhas e os Senhores por detrás da cortina começam a recear a perda de poder. A.C.T.A. serve somente os interesses dos tais 1% rumo à Nova Ordem Mundial.
Música: O habitual...


23:00h - Canto do Gregório 2.05


Vem aí o Acordo Comercial Anticontrafação (A.C.T.A.)...é de meter medo...muito medo!


DOMINGO

1:00h - AS MENINAS DA RÁDIO


Desengane-se quem imagina que se trata de um programa coquete. Queremos partilhar conversas, entrevistas, música, notícias, agenda e possíveis divagações.
As meninas da rádio hoje apresentam… uma conversa sobre o ACTA, direitos intelectuais e coisas que tais. E música... exclusivamente de domínio público.

... lembra José Martí


Sábado, 28 janeiro de 2012 a partir das 16h


"Quem se submete ao monopólio económico curva-se ao domínio político. A nação que compra, comanda; a nação que vende submete-se. O comércio deve ser equilibrado para assegurar a liberdade." A máxima tem mais de 100 anos e pertence a José Julián Martí Pérez, símbolo da luta da América hispânica pela unidade e independência. Político, pensador, jornalista, filósofo, poeta, maçom e criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC), nasceu faz hoje 159 anos, em Havana, capital de Cuba, à época sob domínio espanhol. Morreu precocemente, em 1895, três anos antes da independência cubana.

Desde cedo despertou para ideias revolucionárias e com apenas 16 anos publicou a folha impressa separatista "El Diablo Cojuelo" e o primeiro e único número da revista "La Patria Libre". No mesmo ano, passou a distribuir um jornal manuscrito intitulado "El Siboney", envolvendo-se na primeira guerra pela independência cubana. Pouco depois, foi preso e processado pelo governo espanhol por estar na posse de papéis considerados revolucionários. Foi condenado a seis anos de trabalhos forçados nas pedreira de Havana mas cumpriu somente seis meses: em 1871, com a saúde debilitada, obteve a permuta da pena original pela deportação para Espanha.

Em 1874 concluiu os estudos na Universidade de Saragoça, diplomando-se em Direito, Filosofia e Letras. Regressou a Cuba em 1878, mas foi novamente deportado por manter os ideais revolucionários e conspirar contra a autoridade espanhola. Porém, conseguiu fugir de Espanha, indo para os Estados Unidos onde viveu durante um ano. Durante 1892 prepara o estatuto do PRC e viaja entre Nova Iorque, Filadélfia e Tampa, onde se organizavam os exilados cubanos. A urgência em iniciar a guerra contra os espanhóis, à qual se referia como uma "cruzada contra o demónio", devia-se ao medo crescente de que a força imperialista norte-americana fizesse o mesmo, conquistando Cuba, devido ao interesse comercial e por considerarem a conquista da ilha como a chave para dominarem as Américas Central e do Sul.

José Martí foi um dos mentores da Guerra de 1895 (terceira e última pela independência cubana), na qual foi atingido mortalmente. Tornou-se grande mártir da Independência de Cuba. Poucos dias antes de morrer, terá escrito uma carta a um amigo, onde confessava que sacrificaria a sua vida se isso detivesse o avanço dos Estados Unidos sobre a América Latina. Acreditava que a liberdade e a justiça deveriam ser as principais bases para um governo. Os seus escritos condenam todo e qualquer regime autoritário.


SÁBADO

16:00h -  ViktorXpadinha apresenta :
"...The Day After the Sabbath...XX..."

Volume 20 begins with Granmax's driving tenacity and goes on to the masterfully wah'd up heavy blues of the uk's Chicken Shack. Blossom Toes have a stand out track here, don't let their name fool you, this is a seriously heavy psych trip with some unbelievably aggressive vocals. Brain Police come back with some more gloriously heavy psych and Mogul Thrash jazz up the procedings before Dirk Steffens (Ex of Birth Control) supplies some razor sharp hard rock riffing. Some more 60s groove comes our way courtesy of Brainbox before this installment ends with another cover, the bands involved needing no further introduction here...


18:00 - D.j, Sä Nuno apresenta:
BURNING MUSIC TO BURNING PEOPLE



21:00h - TEORIA DA CONSPIRACÃO
apresentado por Truka


Conspiração da Semana: A crise aumenta na medida que a população se cala - O Ânibal reformado passa por dificuldades, os Maçons de avental cozinham bons tachos uns para os outros, o Catroga continua em grande... E O POVO PÁ???? O povo come e cala... e consente. "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martín Luther King
Musica: Um pouco de tudo e muito de nada...


DOMINGO

14:00h - Dj Lois


Devido a problemas técnicos, foi tansmitido com deficiências técnicas alheias à Rádio CasaViva.
Este domingo,às 14h00, vai de novo para o ar o programa de genéricos de desenhos animados dos anos 80 1ª parte. Agora sem interrupções e sem falhas de rede.

... e os ursos...ocupam mais umas horinhas


Quinta, 26 de Janeiro de 2012 às 23 h


Não há programação em direto pois não...?

então os ursos ocupam umas horinhas...

radio pão rebelde... esta quarta


Quarta, 25 de Janeiro de 2012 

As formigas precisam a musica!

Esta quarta as formigas do coletivo Pão Rebelde vão partilhar as suas musicas favoritas, durante o dia de pão, na Rádio Casa Viva. O objetivo deste coletivo é fazer pão biológico num forno de lenha, criar um espaço para trocar receitas, conviver e aprender a fazer coisas juntos. Queres participar ou encomendar pão, aparece ou contacto-nos: paorebelde@gmail.com