...Nelson Mandela livre.


Sábado, 11 de fevereiro de 2012 a partir das 16h




A 11 de fevereiro de 1990, Nelson Mandela é libertado da prisão de Pollsmoor, após 26 anos de encarcera-mento sempre lutando contra o racismo e pela igualdade entre as pessoas, independentemente da cor da pele ou de outras variáveis.
Só aos 30 anos, em 1948, e depois da vitória do Partido Nacional Afrikaner, partido que governou a África do Sul até 1994, e segundo o sistema de segregação racial conhecido como
Apartheid, Mandela iniciou o seu percurso político, ingressando na juventude do Congresso Nacional Africano (ANC).
Advogado, cria com o seu companheiro Oliver Tambo, um gabinete de advocacia para defender, gratuitamente, negros que necessitavam de representação legal.
Influenciado pelo exemplo de Mahatma Gandhi, defendia a resistência não violenta na luta contra o Apartheid.
O
Massacre de Sharpeville, a 21 de março de1960, onde 69 manifestantes foram mortos pela polícia branca do regime, mudou radicalmente toda a estratégia de luta. Mandela torna-se, em 1961, comandante do braço armado do ANC, coordenando uma campanha de sabotagem contra alvos militares e governamentais, bem como o planeamento da constituição de uma guerrilha.
Preso pela primeira vez em agosto de 1962, é sentenciado a uma pena de prisão de 5 anos.
A 2 de junho de1967 é sentenciado a prisão perpétua por planear acções armadas, em particular sabotagens. Mandela admitiu em tribunal todas as acusações.
Em 1985, foi oferecido a Nelson Mandela a possibilidade da libertação. Nega-se a ser libertado porque se recusa a renunciar à luta armada como meio de libertação e derrube do Apartheid.
Renunciar à própria liberdade, para não aprisionar os seus ideais, é a forma mais livre de se viver.


SÁBADO

16:00 - Salamaleques de Asib Mohamed

Nelson Mandela é um exemplo vivo e inspiração forte para que continuemos afincadamente a lutar por aquilo em que acreditamos. Hoje haverá luta contra o ACTA, mas existem milhares de razões para lutar. Em Aveiro por exemplo, um grupo de cidadãos juntou-se para lutar contra o local onde se pretende construir uma ponte sobre um dos canais centrais e emblemáticos da cidade.
A música será como que de uma viagem daqui até a África do Sul.
Alá é grande mas o Mandela é maior.


17:00h - ViktorXpadinha apresenta :
...
The Day After the Sabbath XXII ...


Volume 22 is an eclectic mix from all over the board, three slabs of 60s heavy psych from Peacepipe, Waters and Mass Temper mix in with the krautrock of Kravetz and Electric Sandwitch. Luv Machine are likely the only Barbados band you'll see. The heavy prog of Omega remains Hangary's biggest rock export so far and Suck represent South Africa's
shot at Sabbath heaviness. Cool Feet have two joined tracks here, the album from which is a rare pressing that combines an intriguing mix of hard rock with NWOBHM hints. Another classic cover appears from the UK's alt/sludge band Fudge Tunnel, who employ fuzz of evil magnitude to cover Cream's standard, Sunshine Of Your Love.

19:00h - Canto do Gregório 2.06
Sun city - Artists United Against Apartheid


22:00h - TEORIA DA CONSPIRACÃO #44
Apresentado por Truka.




Conspiração da Semana: Levanta o cú do Sofá - Cada vez mais estamos a perder direitos e liberdades e o povo permanece adormecido. É preciso que TODOS saiam à rua em protesto quando é marcada uma Manif. A selecção não joga mas estás convocado - Sábado, 11 de Fevereiro pelas 11h em Lisboa, Porto, Coimbra e Viseu. "Ou tomamos uma posição já, desenhando uma linha no chão, a dizer - até aqui basta. - e realmente empurrámos-los para trás, ou vamos ficar à espera que tudo fique muito extremo e quando já houver muita estrutura construída, desenhar uma linha no chão vai ser um desafio muito sério." (David Icke)
Música: Blues dedicado a Mandela.


... desata o ACTA


Sábado, 4 de fevereiro de 2012 a partir das 15h


 A 26 de janeiro, 22 países da União Europeia assinaram uma declaração de intenções no sentido de aprovarem o chamado acordo comercial internacional anti-contrafacção (A.C.T.A.). Entre esses 22 membros, encontra-se Portugal. Para ter validade legal, o documento terá de ser ratificada pelo Parlamento Europeu, entre 29 de Fevereiro e 1 de Março.

       O ACTA é a nova ofensiva contra a cultura de partilha da internet. Um acordo negociado secretamente, em vez de democraticamente debatido, por um pequeno grupo de países que ultrapassa os parlamentos nacionais para ditar uma lógica repressiva imposta pelas indústrias do entretenimento.

       É uma profunda alteração da própria natureza da internet que está em jogo. Com os fornecedores de serviços de internet a policiarem tudo o que fazes online, porque se pretende que sejam responsáveis por tudo o que os seus clientes fazem. Uma internet em que a partilha está banida por defeito e onde os ISP seriam polícias e juízes privados do direito autoral, censores das suas próprias redes, delatores de pessoas a quem passariam a ser impostas penas mais pesadas (que podem chegar à prisão) por “males” causados à indústria.

       O ACTA pretende também que as grandes farmacêuticas eliminem medicamentos genéricos antes de eles poderem chegar às pessoas que necessitam. E permitir que as grandes empresas utilizem as patentes para impedirem a utilização de determinadas sementes por agricultores a quem queiram, por exemplo, pressionar.

       Ao contrário do silêncio generalizado da comunicação social relativamente a este assunto, a Rádio CasaViva não pode deixar de denunciar esta ameaça à liberdade de expressão e ao acesso à informação, que é também um roubo à humanidade, de onde se bebe o conhecimento para depois a excluir, em nome do direito à patenteação de tudo.


       Em termos institucionais, existe uma petição, chamada “ACTA: a nova ameaça à net”, que podes assinar aqui  

http://www.avaaz.org/en/eu_save_the_internet_spread/?fkPcsbb&pv=269

e alguns conselhos para pressionares deputados europeus, que podes consultar aqui 
 
http://www.stopacta.info/


SÁBADO

15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed


Depois dos últimos programas fantasma, Asib Mohamed volta, agora de verdade, com um programinha de uma hora com algumas agendas e notícias e música  a acompanhar. Até (a)lá a ouvir a melhor rádio do mundo.

16:00 - ViktorXpadinha apresenta :
...The Day After The Sabbath XXI...




TDATS number 21 "Uluru Rock" features Australian bands, and one from New Zealand slipped in too. Due to the size and remoteness of the Austalasian scene at the time, many of these tracks are from singles. Lots of the bands, like Chook, never had the opportunities to produce a full album. I have used their track in a previous comp, but thought
it should be put in here as it's a perfect candidate for the theme and also I have managed to find a far better quality version. Fanny Adams appears again with a new track, showing their appealing take on driving simple hard blues riffs that hook into you like Free do.
Rabbit feature none other than the original singer of AC/DC; Dave Evans, and another band that only produced a single, 'The Ash', have two songs joined here as I think they are equally great, being some of the heaviest sabbath-styled stuff I have found from Oz at the time.
NZ's Ticket offer an uplifting psych anthem to individuality and Coloured Balls (a name that surely shows the aussies' bawdy humour) start with a meaty riff and ends the comp on a contemplative note, as does the moody final track from Master's Apprentices.


18:00h - Hora D.Flagra:


Emissao dedicada ao berimbau. Da Capoeira a caixa de ritmos.


21:00h - TEORIA DA CONSPIRACÃO
Apresentado por Truka.



Conspiração da Semana: A.C.T.A. - A liberdade na Internet está ameaçada, pois actualmente a Internet está a acordar, aos poucos, muitas ovelhinhas e os Senhores por detrás da cortina começam a recear a perda de poder. A.C.T.A. serve somente os interesses dos tais 1% rumo à Nova Ordem Mundial.
Música: O habitual...


23:00h - Canto do Gregório 2.05


Vem aí o Acordo Comercial Anticontrafação (A.C.T.A.)...é de meter medo...muito medo!


DOMINGO

1:00h - AS MENINAS DA RÁDIO


Desengane-se quem imagina que se trata de um programa coquete. Queremos partilhar conversas, entrevistas, música, notícias, agenda e possíveis divagações.
As meninas da rádio hoje apresentam… uma conversa sobre o ACTA, direitos intelectuais e coisas que tais. E música... exclusivamente de domínio público.

... lembra José Martí


Sábado, 28 janeiro de 2012 a partir das 16h


"Quem se submete ao monopólio económico curva-se ao domínio político. A nação que compra, comanda; a nação que vende submete-se. O comércio deve ser equilibrado para assegurar a liberdade." A máxima tem mais de 100 anos e pertence a José Julián Martí Pérez, símbolo da luta da América hispânica pela unidade e independência. Político, pensador, jornalista, filósofo, poeta, maçom e criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC), nasceu faz hoje 159 anos, em Havana, capital de Cuba, à época sob domínio espanhol. Morreu precocemente, em 1895, três anos antes da independência cubana.

Desde cedo despertou para ideias revolucionárias e com apenas 16 anos publicou a folha impressa separatista "El Diablo Cojuelo" e o primeiro e único número da revista "La Patria Libre". No mesmo ano, passou a distribuir um jornal manuscrito intitulado "El Siboney", envolvendo-se na primeira guerra pela independência cubana. Pouco depois, foi preso e processado pelo governo espanhol por estar na posse de papéis considerados revolucionários. Foi condenado a seis anos de trabalhos forçados nas pedreira de Havana mas cumpriu somente seis meses: em 1871, com a saúde debilitada, obteve a permuta da pena original pela deportação para Espanha.

Em 1874 concluiu os estudos na Universidade de Saragoça, diplomando-se em Direito, Filosofia e Letras. Regressou a Cuba em 1878, mas foi novamente deportado por manter os ideais revolucionários e conspirar contra a autoridade espanhola. Porém, conseguiu fugir de Espanha, indo para os Estados Unidos onde viveu durante um ano. Durante 1892 prepara o estatuto do PRC e viaja entre Nova Iorque, Filadélfia e Tampa, onde se organizavam os exilados cubanos. A urgência em iniciar a guerra contra os espanhóis, à qual se referia como uma "cruzada contra o demónio", devia-se ao medo crescente de que a força imperialista norte-americana fizesse o mesmo, conquistando Cuba, devido ao interesse comercial e por considerarem a conquista da ilha como a chave para dominarem as Américas Central e do Sul.

José Martí foi um dos mentores da Guerra de 1895 (terceira e última pela independência cubana), na qual foi atingido mortalmente. Tornou-se grande mártir da Independência de Cuba. Poucos dias antes de morrer, terá escrito uma carta a um amigo, onde confessava que sacrificaria a sua vida se isso detivesse o avanço dos Estados Unidos sobre a América Latina. Acreditava que a liberdade e a justiça deveriam ser as principais bases para um governo. Os seus escritos condenam todo e qualquer regime autoritário.


SÁBADO

16:00h -  ViktorXpadinha apresenta :
"...The Day After the Sabbath...XX..."

Volume 20 begins with Granmax's driving tenacity and goes on to the masterfully wah'd up heavy blues of the uk's Chicken Shack. Blossom Toes have a stand out track here, don't let their name fool you, this is a seriously heavy psych trip with some unbelievably aggressive vocals. Brain Police come back with some more gloriously heavy psych and Mogul Thrash jazz up the procedings before Dirk Steffens (Ex of Birth Control) supplies some razor sharp hard rock riffing. Some more 60s groove comes our way courtesy of Brainbox before this installment ends with another cover, the bands involved needing no further introduction here...


18:00 - D.j, Sä Nuno apresenta:
BURNING MUSIC TO BURNING PEOPLE



21:00h - TEORIA DA CONSPIRACÃO
apresentado por Truka


Conspiração da Semana: A crise aumenta na medida que a população se cala - O Ânibal reformado passa por dificuldades, os Maçons de avental cozinham bons tachos uns para os outros, o Catroga continua em grande... E O POVO PÁ???? O povo come e cala... e consente. "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martín Luther King
Musica: Um pouco de tudo e muito de nada...


DOMINGO

14:00h - Dj Lois


Devido a problemas técnicos, foi tansmitido com deficiências técnicas alheias à Rádio CasaViva.
Este domingo,às 14h00, vai de novo para o ar o programa de genéricos de desenhos animados dos anos 80 1ª parte. Agora sem interrupções e sem falhas de rede.

... e os ursos...ocupam mais umas horinhas


Quinta, 26 de Janeiro de 2012 às 23 h


Não há programação em direto pois não...?

então os ursos ocupam umas horinhas...

radio pão rebelde... esta quarta


Quarta, 25 de Janeiro de 2012 

As formigas precisam a musica!

Esta quarta as formigas do coletivo Pão Rebelde vão partilhar as suas musicas favoritas, durante o dia de pão, na Rádio Casa Viva. O objetivo deste coletivo é fazer pão biológico num forno de lenha, criar um espaço para trocar receitas, conviver e aprender a fazer coisas juntos. Queres participar ou encomendar pão, aparece ou contacto-nos: paorebelde@gmail.com

...Solidariedade com o Musas


Sábado, 21 de Janeiro de 2012 a partir das 00 h
 

O ano de 2011 viu crescer no Musas – uma velha coletividade desportiva de bairro – o projeto da Quinta Musas da Fontinha, uma experiência de horta urbana comprometida com princípios de permacultura e agricultura biológica, em processos de trabalho comunitários, e na decisão por consenso, fora de qualquer processo hierarquizado, que lhe foram introduzidos pela própria experiência de vida do Espaço Musas.
Sem qualquer razão válida que o justificasse, o Musas foi contudo, no final deste ano, ameaçado por uma ação de despejo focalizada nas acusações de ter abandonado toda a prática desportiva – que fundamentava o arrendamento do prédio onde tem a sua sede -, o que não é verdadeiro, tendo-se pelo contrário implementado as práticas físicas e desportivas (sobretudo o xadrez, em que o Musas é coletividade federada), ter construído a casa para um sem-abrigo, quando apenas ajudou um vizinho a reparar um velho e pequeno barraco pré-existente e referenciado em plantas camarárias; e ter ocupado ilegalmente e destruído plantas e objetos de um logradouro nas traseiras da sua sede (onde se instalou a Quinta Musas da Fontinha), quando apenas limpou de muito lixo e plantas infestantes, como um silvado impenetrável, propícias à criação de pragas, o terreno do logradouro, como se sabe à sua guarda desde há dezenas de anos, como o provam várias contas de limpezas da Câmara Municipal e a prática do jogo da malha que todos os vizinhos comprovam.
Apesar de tudo isto o Musas tem que se defender em Tribunal, para o que lhe escasseiam recursos próprios. É nesse sentido que apela, com alguma premência, à solidariedade de todas as pessoas e coletivos que e identifiquem com os seus princípios, ou que ao menos queiram fazer prevalecer uma situação da mais elementar justiça.


Para a transferência de qualquer donativo – que aceitaremos muito
gratos – usar o NIB do Musas 003501960001817403057


SÁBADO


00:00h - AS MENINAS DA RÁDIO
 

Desengane-se quem imagina que se trata de um programa coquete.
Queremos partilhar conversas, entrevistas, música, notícias, agenda e possíveis divagações. As meninas da rádio hoje apresentam… um programa solidário com o Espaço Musas.
As meninas da rádio recusam o conformismo. Não deixaremos passar !
 

15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed

Sempre solidário com estas coisas, Asib Mohamed vai fazer uma rigorosa seleção das melhores músicas, para que fiquem desse lado, atentos, também às notícias e agendas que vão passado pelo meio, entre outras. VIVA o Espaço Musas e toda a dinâmica e atividade que nos propocionam gratuitamente. Venham visitar este espaço, vale a pena, participem e ajudem-no a continuar por muitos anos. As cidades precisam de mais espaços como este, onde se cultivam tomates, a tolerância, toda a espécie de couves, a entreajuda e a igualdade entre muitas outras coisas. Este é um exemplo do que deveriam ser mais e mais os espaços urbanos. Alá é grande mas o Espaço Musas é maior.


17:00h - ViktorXpadinha apresenta :
"...The Day After the Sabbath...XIX..."


KRAUTROCK, no seu expoente máximo.

 

This special volume features music from Germany, connected to the Krautrock movement of the 70s. There's a mix of trippy instrumentals, English and German vocals, and some more conventional rockers. I have tried to stick to the more accessible end of the genre and shortish track lengths, except for the epic closer from 'My solid Ground', which is a great trip through all the moods they display on their
eponymous album. The Kraftwerk track here is quite a special thing indeed, it's taken from a 1971 Radio Bremen broadcast, before their their wholly electronic incarnation. To me it sounds astoundingly like
a Kyuss riff dictionary, as does the whole Bootleg it's taken from.


21:00h - XXh - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #41 (Revisitada II)

por Torcato Reis AKA Truka


Conspiração da Semana: Assassinos através do JoyStick - A Vergonha da Raça Humana - Crimes de guerra por Drones Exterminadores, a barbárie de um império. O uso de força letal pelos Estados Unidos em países como Paquistão, Lêmen e Somália - países que não estão em guerra - constitui um método já preocupante de fazer a guerra em que estamos prestar contas a ninguém, como Philip Alston, o Relator
Especial das Nações Unidas, reconhece sobre Execuções Sumárias, Arbitrárias ou Extra judiciais: 'Nem mesmo o povo norte-americano, muito menos a comunidade internacional, sabe quando e onde a CIA
autoriza a matança, e quais são os critérios para os indivíduos que podem ser mortos, a CIA garante que assassinatos são legais, quando na verdade são mortos civis inocentes. Os requisitos de direito internacional de transparência e responsabilidade são amplamente violados. "O programa de drones está a operar com a impunidade crescente. No ano passado, foi noticiado que a CIA tinha adicionado cidadãos dos EUA na sua lista de assassinatos selectivos, em subversão dos seus direitos constitucionais e devido ao processo legal. As Operações de inteligência que não têm nenhuma transparência, nem responsabilidade e sem supervisão, inevitavelmente, conduz a violações do direito internacional e a violações da Constituição dos Estados Unidos.
Música: Como na semana passada 2 horas foi pouco, adicionamos mais 2 do melhor e do pior que passou pela Teoria da Conspiração em 2011.

...em solidariedade com os detidos de Atenas


Sábado, 14 de Janeiro de 2012 a partir das 15 h


No dia 6 de dezembro de 2008, Alexandros Grigoropoulos foi assassinado, em pleno centro de Atenas, pelo polícia Epaminondas Korkoneas e o seu cúmplice, companheiro de trabalho, Vassilis Saraliotis.

Três anos depois, várias manifestações reafirmaram que não nos esquecemos das consequências da existência de forças policiais nas sociedades de hoje; indivíduos desestabilizados psicologicamente por um sistema que os incita à violência ilimitada como resposta a qualquer manifestação de liberdade da população, da qual se pensam protectores, às ordens dos objectivos neoliberais dos seus donos.

No dia 6 de dezembro de 2011, foram apanhados pela polícia de choque grega (YAT) dezanove pessoas, catorze gregas, três alemãs, uma espanhola e uma portuguesa; quatro dos cinco estrangeiros tiveram de pagar 2000€ de coima para poder esperar em liberdade o julgamento que se efectuará daqui a um ou dois anos (reavendo o dinheiro caso compareçam ao julgamento). Todos os acusados tiveram de pagar 750€ de gastos de justiça. Aos lucros do estado, somam-se os valores pagos a cada advogado, deixando toda a máquina da justiça de bolsos mais cheios.

A CasaViva disponibilizou-se para organizar um benefit de solidariedade para com os detidos de Atenas. Para além disso, e aproveitando uma ideia antiga, criará uma caixa de resistência, que passa a receber uma parte dos donativos de cada concerto ou iniciativa na casa. A caixa está sempre disponível para aceitar donativos, para os poder desembolsar quando justificável.


A Rádio CasaBiba junta-se assim ao benefit de solidariedade que a CasaViva realiza nos dias 13 e 14 de janeiro (http://casa-viva.blogspot.com/2012/01/blog-post_10.html), porque... 

A SOLIDARIEDADE É UMA ARMA





SÁBADO

15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed

Como solidário que está, AsibMohamed garante "música da pesada" para des- pertar os mais adormecidos seres, conformados que estão com o que se passa debaixo dos próprios narizes; o medo impera, va- mos amedrontá-los a "eles" também. Sejamos todos mais solidários uns com os outros, unamo-nos e usemos assim as maiores armas que existem, a união e entreajuda, para enfrentar os piores dos ataques, como os que temos sucessivamente vindo a sofrer. Tendo como base de argumentação uma crise e uma dívida, pelas quais apenas alguns, muito poucos, são responsáveis, são-nos diariamente retirados direitos conseguidos há muitos anos, com a revolução de Abril por exemplo, e são impostas medidas de austeridade que insistem em obrigar os que nada contribuíram para contrair essa dívida... a pagá-la. 

HOJE GRÉCIA, AMANHÃ...JÁ É HOJE...


17:00h - ViktorXpadinha apresenta : 
"...The Day After The Sabbath...XVIII..."
 
This volume begins with the heavy psych of South Africans 'Freedom's Chil- dren'. Angel come next with some brilliant heavy show- man prog and Coven hit with their style that by '74 had changed substantially from the occult '69 debut. Goliath show a unique mix of southern rock and prog. Ocean from France attack with some great off-kilter hard prog and the Japanese Bow Wow impress with their rock solid proto-NWOBHM.Death precursor hardcore punk by years and the comp ends with Unida's cover of Leaf Hound, taken from the leaked version of their infamouslyunreleased album 'The Great Divide'.

 
21:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #41 (Revisitada II)
por Torcato Reis AKA Truka

 

Conspiração da Semana: Assassinos através do JoyStick - A Vergonha da Raça Humana - Crimes de guerra por Drones Exterminadores, a barbárie de um império. O uso de força letal pelos Estados Unidos em países como Paquistão, Lêmen e Somália - países que não estão em guerra - constitui um método já preocupante de fazer a guerra em que estamos prestar contas a ninguém, como Philip Alston, o Relator Especial das Nações Unidas, reconhece sobre Execuções Sumárias, Arbitrárias ou Extra judiciais: 'Nem mesmo o povo norte-americano, muito menos a comunidade internacional, sabe quando e onde a CIA autoriza a matança, e quais são os critérios para os indivíduos que podem ser mortos, a CIA garante que assassinatos são legais, quando na verdade são mortos civis inocentes. Os requisitos de direito internacional de transparência e responsabilidade são amplamente violados.
"O programa de drones está a operar com a impunidade crescente.
No ano passado, foi noticiado que a CIA tinha adicionado cidadãos dos EUA na sua lista de assassinatos selectivos, em subversão dos seus direitos constitucionais e devido ao processo legal. As Operações de inteligência que não têm nenhuma transparência, nem responsabilidade e sem supervisão, inevitavelmente, conduz a violações do direito internacional e a violações da Constituição dos Estados Unidos.
Música: Como na semana passada 2 horas foi pouco, adicionamos mais 2 do melhor e do pior que passou pela Teoria da Conspiração em 2011.


SÁBADO, ANTES DA MEIA-NOITE

AS MENINAS DA RÁDIO :
 


Desengane-se quem imagina que se trata de um programa coquete.
Queremos partilhar conversas, entrevistas, música, notícias, agenda e possíveis divagações. As meninas da rádio hoje apresentam… um programa em memória de Alexis , um jovem de 15 anos assassinado pela bófia grega em dezembro de 2008.
As meninas da rádio recusam o conformismo. Não deixaremos passar!