... lembra José Martí


Sábado, 28 janeiro de 2012 a partir das 16h


"Quem se submete ao monopólio económico curva-se ao domínio político. A nação que compra, comanda; a nação que vende submete-se. O comércio deve ser equilibrado para assegurar a liberdade." A máxima tem mais de 100 anos e pertence a José Julián Martí Pérez, símbolo da luta da América hispânica pela unidade e independência. Político, pensador, jornalista, filósofo, poeta, maçom e criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC), nasceu faz hoje 159 anos, em Havana, capital de Cuba, à época sob domínio espanhol. Morreu precocemente, em 1895, três anos antes da independência cubana.

Desde cedo despertou para ideias revolucionárias e com apenas 16 anos publicou a folha impressa separatista "El Diablo Cojuelo" e o primeiro e único número da revista "La Patria Libre". No mesmo ano, passou a distribuir um jornal manuscrito intitulado "El Siboney", envolvendo-se na primeira guerra pela independência cubana. Pouco depois, foi preso e processado pelo governo espanhol por estar na posse de papéis considerados revolucionários. Foi condenado a seis anos de trabalhos forçados nas pedreira de Havana mas cumpriu somente seis meses: em 1871, com a saúde debilitada, obteve a permuta da pena original pela deportação para Espanha.

Em 1874 concluiu os estudos na Universidade de Saragoça, diplomando-se em Direito, Filosofia e Letras. Regressou a Cuba em 1878, mas foi novamente deportado por manter os ideais revolucionários e conspirar contra a autoridade espanhola. Porém, conseguiu fugir de Espanha, indo para os Estados Unidos onde viveu durante um ano. Durante 1892 prepara o estatuto do PRC e viaja entre Nova Iorque, Filadélfia e Tampa, onde se organizavam os exilados cubanos. A urgência em iniciar a guerra contra os espanhóis, à qual se referia como uma "cruzada contra o demónio", devia-se ao medo crescente de que a força imperialista norte-americana fizesse o mesmo, conquistando Cuba, devido ao interesse comercial e por considerarem a conquista da ilha como a chave para dominarem as Américas Central e do Sul.

José Martí foi um dos mentores da Guerra de 1895 (terceira e última pela independência cubana), na qual foi atingido mortalmente. Tornou-se grande mártir da Independência de Cuba. Poucos dias antes de morrer, terá escrito uma carta a um amigo, onde confessava que sacrificaria a sua vida se isso detivesse o avanço dos Estados Unidos sobre a América Latina. Acreditava que a liberdade e a justiça deveriam ser as principais bases para um governo. Os seus escritos condenam todo e qualquer regime autoritário.


SÁBADO

16:00h -  ViktorXpadinha apresenta :
"...The Day After the Sabbath...XX..."

Volume 20 begins with Granmax's driving tenacity and goes on to the masterfully wah'd up heavy blues of the uk's Chicken Shack. Blossom Toes have a stand out track here, don't let their name fool you, this is a seriously heavy psych trip with some unbelievably aggressive vocals. Brain Police come back with some more gloriously heavy psych and Mogul Thrash jazz up the procedings before Dirk Steffens (Ex of Birth Control) supplies some razor sharp hard rock riffing. Some more 60s groove comes our way courtesy of Brainbox before this installment ends with another cover, the bands involved needing no further introduction here...


18:00 - D.j, Sä Nuno apresenta:
BURNING MUSIC TO BURNING PEOPLE



21:00h - TEORIA DA CONSPIRACÃO
apresentado por Truka


Conspiração da Semana: A crise aumenta na medida que a população se cala - O Ânibal reformado passa por dificuldades, os Maçons de avental cozinham bons tachos uns para os outros, o Catroga continua em grande... E O POVO PÁ???? O povo come e cala... e consente. "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martín Luther King
Musica: Um pouco de tudo e muito de nada...


DOMINGO

14:00h - Dj Lois


Devido a problemas técnicos, foi tansmitido com deficiências técnicas alheias à Rádio CasaViva.
Este domingo,às 14h00, vai de novo para o ar o programa de genéricos de desenhos animados dos anos 80 1ª parte. Agora sem interrupções e sem falhas de rede.

... e os ursos...ocupam mais umas horinhas


Quinta, 26 de Janeiro de 2012 às 23 h


Não há programação em direto pois não...?

então os ursos ocupam umas horinhas...

radio pão rebelde... esta quarta


Quarta, 25 de Janeiro de 2012 

As formigas precisam a musica!

Esta quarta as formigas do coletivo Pão Rebelde vão partilhar as suas musicas favoritas, durante o dia de pão, na Rádio Casa Viva. O objetivo deste coletivo é fazer pão biológico num forno de lenha, criar um espaço para trocar receitas, conviver e aprender a fazer coisas juntos. Queres participar ou encomendar pão, aparece ou contacto-nos: paorebelde@gmail.com

...Solidariedade com o Musas


Sábado, 21 de Janeiro de 2012 a partir das 00 h
 

O ano de 2011 viu crescer no Musas – uma velha coletividade desportiva de bairro – o projeto da Quinta Musas da Fontinha, uma experiência de horta urbana comprometida com princípios de permacultura e agricultura biológica, em processos de trabalho comunitários, e na decisão por consenso, fora de qualquer processo hierarquizado, que lhe foram introduzidos pela própria experiência de vida do Espaço Musas.
Sem qualquer razão válida que o justificasse, o Musas foi contudo, no final deste ano, ameaçado por uma ação de despejo focalizada nas acusações de ter abandonado toda a prática desportiva – que fundamentava o arrendamento do prédio onde tem a sua sede -, o que não é verdadeiro, tendo-se pelo contrário implementado as práticas físicas e desportivas (sobretudo o xadrez, em que o Musas é coletividade federada), ter construído a casa para um sem-abrigo, quando apenas ajudou um vizinho a reparar um velho e pequeno barraco pré-existente e referenciado em plantas camarárias; e ter ocupado ilegalmente e destruído plantas e objetos de um logradouro nas traseiras da sua sede (onde se instalou a Quinta Musas da Fontinha), quando apenas limpou de muito lixo e plantas infestantes, como um silvado impenetrável, propícias à criação de pragas, o terreno do logradouro, como se sabe à sua guarda desde há dezenas de anos, como o provam várias contas de limpezas da Câmara Municipal e a prática do jogo da malha que todos os vizinhos comprovam.
Apesar de tudo isto o Musas tem que se defender em Tribunal, para o que lhe escasseiam recursos próprios. É nesse sentido que apela, com alguma premência, à solidariedade de todas as pessoas e coletivos que e identifiquem com os seus princípios, ou que ao menos queiram fazer prevalecer uma situação da mais elementar justiça.


Para a transferência de qualquer donativo – que aceitaremos muito
gratos – usar o NIB do Musas 003501960001817403057


SÁBADO


00:00h - AS MENINAS DA RÁDIO
 

Desengane-se quem imagina que se trata de um programa coquete.
Queremos partilhar conversas, entrevistas, música, notícias, agenda e possíveis divagações. As meninas da rádio hoje apresentam… um programa solidário com o Espaço Musas.
As meninas da rádio recusam o conformismo. Não deixaremos passar !
 

15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed

Sempre solidário com estas coisas, Asib Mohamed vai fazer uma rigorosa seleção das melhores músicas, para que fiquem desse lado, atentos, também às notícias e agendas que vão passado pelo meio, entre outras. VIVA o Espaço Musas e toda a dinâmica e atividade que nos propocionam gratuitamente. Venham visitar este espaço, vale a pena, participem e ajudem-no a continuar por muitos anos. As cidades precisam de mais espaços como este, onde se cultivam tomates, a tolerância, toda a espécie de couves, a entreajuda e a igualdade entre muitas outras coisas. Este é um exemplo do que deveriam ser mais e mais os espaços urbanos. Alá é grande mas o Espaço Musas é maior.


17:00h - ViktorXpadinha apresenta :
"...The Day After the Sabbath...XIX..."


KRAUTROCK, no seu expoente máximo.

 

This special volume features music from Germany, connected to the Krautrock movement of the 70s. There's a mix of trippy instrumentals, English and German vocals, and some more conventional rockers. I have tried to stick to the more accessible end of the genre and shortish track lengths, except for the epic closer from 'My solid Ground', which is a great trip through all the moods they display on their
eponymous album. The Kraftwerk track here is quite a special thing indeed, it's taken from a 1971 Radio Bremen broadcast, before their their wholly electronic incarnation. To me it sounds astoundingly like
a Kyuss riff dictionary, as does the whole Bootleg it's taken from.


21:00h - XXh - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #41 (Revisitada II)

por Torcato Reis AKA Truka


Conspiração da Semana: Assassinos através do JoyStick - A Vergonha da Raça Humana - Crimes de guerra por Drones Exterminadores, a barbárie de um império. O uso de força letal pelos Estados Unidos em países como Paquistão, Lêmen e Somália - países que não estão em guerra - constitui um método já preocupante de fazer a guerra em que estamos prestar contas a ninguém, como Philip Alston, o Relator
Especial das Nações Unidas, reconhece sobre Execuções Sumárias, Arbitrárias ou Extra judiciais: 'Nem mesmo o povo norte-americano, muito menos a comunidade internacional, sabe quando e onde a CIA
autoriza a matança, e quais são os critérios para os indivíduos que podem ser mortos, a CIA garante que assassinatos são legais, quando na verdade são mortos civis inocentes. Os requisitos de direito internacional de transparência e responsabilidade são amplamente violados. "O programa de drones está a operar com a impunidade crescente. No ano passado, foi noticiado que a CIA tinha adicionado cidadãos dos EUA na sua lista de assassinatos selectivos, em subversão dos seus direitos constitucionais e devido ao processo legal. As Operações de inteligência que não têm nenhuma transparência, nem responsabilidade e sem supervisão, inevitavelmente, conduz a violações do direito internacional e a violações da Constituição dos Estados Unidos.
Música: Como na semana passada 2 horas foi pouco, adicionamos mais 2 do melhor e do pior que passou pela Teoria da Conspiração em 2011.

...em solidariedade com os detidos de Atenas


Sábado, 14 de Janeiro de 2012 a partir das 15 h


No dia 6 de dezembro de 2008, Alexandros Grigoropoulos foi assassinado, em pleno centro de Atenas, pelo polícia Epaminondas Korkoneas e o seu cúmplice, companheiro de trabalho, Vassilis Saraliotis.

Três anos depois, várias manifestações reafirmaram que não nos esquecemos das consequências da existência de forças policiais nas sociedades de hoje; indivíduos desestabilizados psicologicamente por um sistema que os incita à violência ilimitada como resposta a qualquer manifestação de liberdade da população, da qual se pensam protectores, às ordens dos objectivos neoliberais dos seus donos.

No dia 6 de dezembro de 2011, foram apanhados pela polícia de choque grega (YAT) dezanove pessoas, catorze gregas, três alemãs, uma espanhola e uma portuguesa; quatro dos cinco estrangeiros tiveram de pagar 2000€ de coima para poder esperar em liberdade o julgamento que se efectuará daqui a um ou dois anos (reavendo o dinheiro caso compareçam ao julgamento). Todos os acusados tiveram de pagar 750€ de gastos de justiça. Aos lucros do estado, somam-se os valores pagos a cada advogado, deixando toda a máquina da justiça de bolsos mais cheios.

A CasaViva disponibilizou-se para organizar um benefit de solidariedade para com os detidos de Atenas. Para além disso, e aproveitando uma ideia antiga, criará uma caixa de resistência, que passa a receber uma parte dos donativos de cada concerto ou iniciativa na casa. A caixa está sempre disponível para aceitar donativos, para os poder desembolsar quando justificável.


A Rádio CasaBiba junta-se assim ao benefit de solidariedade que a CasaViva realiza nos dias 13 e 14 de janeiro (http://casa-viva.blogspot.com/2012/01/blog-post_10.html), porque... 

A SOLIDARIEDADE É UMA ARMA





SÁBADO

15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed

Como solidário que está, AsibMohamed garante "música da pesada" para des- pertar os mais adormecidos seres, conformados que estão com o que se passa debaixo dos próprios narizes; o medo impera, va- mos amedrontá-los a "eles" também. Sejamos todos mais solidários uns com os outros, unamo-nos e usemos assim as maiores armas que existem, a união e entreajuda, para enfrentar os piores dos ataques, como os que temos sucessivamente vindo a sofrer. Tendo como base de argumentação uma crise e uma dívida, pelas quais apenas alguns, muito poucos, são responsáveis, são-nos diariamente retirados direitos conseguidos há muitos anos, com a revolução de Abril por exemplo, e são impostas medidas de austeridade que insistem em obrigar os que nada contribuíram para contrair essa dívida... a pagá-la. 

HOJE GRÉCIA, AMANHÃ...JÁ É HOJE...


17:00h - ViktorXpadinha apresenta : 
"...The Day After The Sabbath...XVIII..."
 
This volume begins with the heavy psych of South Africans 'Freedom's Chil- dren'. Angel come next with some brilliant heavy show- man prog and Coven hit with their style that by '74 had changed substantially from the occult '69 debut. Goliath show a unique mix of southern rock and prog. Ocean from France attack with some great off-kilter hard prog and the Japanese Bow Wow impress with their rock solid proto-NWOBHM.Death precursor hardcore punk by years and the comp ends with Unida's cover of Leaf Hound, taken from the leaked version of their infamouslyunreleased album 'The Great Divide'.

 
21:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #41 (Revisitada II)
por Torcato Reis AKA Truka

 

Conspiração da Semana: Assassinos através do JoyStick - A Vergonha da Raça Humana - Crimes de guerra por Drones Exterminadores, a barbárie de um império. O uso de força letal pelos Estados Unidos em países como Paquistão, Lêmen e Somália - países que não estão em guerra - constitui um método já preocupante de fazer a guerra em que estamos prestar contas a ninguém, como Philip Alston, o Relator Especial das Nações Unidas, reconhece sobre Execuções Sumárias, Arbitrárias ou Extra judiciais: 'Nem mesmo o povo norte-americano, muito menos a comunidade internacional, sabe quando e onde a CIA autoriza a matança, e quais são os critérios para os indivíduos que podem ser mortos, a CIA garante que assassinatos são legais, quando na verdade são mortos civis inocentes. Os requisitos de direito internacional de transparência e responsabilidade são amplamente violados.
"O programa de drones está a operar com a impunidade crescente.
No ano passado, foi noticiado que a CIA tinha adicionado cidadãos dos EUA na sua lista de assassinatos selectivos, em subversão dos seus direitos constitucionais e devido ao processo legal. As Operações de inteligência que não têm nenhuma transparência, nem responsabilidade e sem supervisão, inevitavelmente, conduz a violações do direito internacional e a violações da Constituição dos Estados Unidos.
Música: Como na semana passada 2 horas foi pouco, adicionamos mais 2 do melhor e do pior que passou pela Teoria da Conspiração em 2011.


SÁBADO, ANTES DA MEIA-NOITE

AS MENINAS DA RÁDIO :
 


Desengane-se quem imagina que se trata de um programa coquete.
Queremos partilhar conversas, entrevistas, música, notícias, agenda e possíveis divagações. As meninas da rádio hoje apresentam… um programa em memória de Alexis , um jovem de 15 anos assassinado pela bófia grega em dezembro de 2008.
As meninas da rádio recusam o conformismo. Não deixaremos passar!

Os Ursos estão de volta...

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2012 às 23 horas
 


Depois de um período de hibernação rádiofónica, os ursos voltam à sala da rádio.
Prometemos música, comentários, jingles... tudo em formato aleatório.

Até já

...60 anos depois de uma morte anunciada, a Bomba-H


Sábado, 07 de Janeiro de 2012 a partir das 15 h


A 7 de janeiro de 1952, Harry S. Truman, 33º presidente dos Estados Unidos da América, anuncia que os EUA possuem no seu arsenal a Bomba-H.

Também chamada de bomba de fusão ou bomba de hidrogénio, a Bomba-H é o mais potente explosivo inventado pelo Homem. A força da sua explosão pode ser 50 vezes superior à de uma bomba atómica, como as que foram lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. A reacção desencadeada pela sua explosão é a mesma que ocorre espontaneamente no interior de estrelas como o Sol.


A ideia da construção de uma bomba por fusão termonuclear veio do físico Edward Teller (também chamado de Dr. Morte), que na época deixava de trabalhar no famoso Projecto Manhattan (responsável pelas bombas de Hiroshima e Nagasaki) para desenvolver uma bomba que sabia ter um potencial destruidor várias vezes maior que o das bombas lançadas sobre o Japão.
A 1 de novembro de 1952 foi feita a primeira detonação de uma bomba-H no atol de Eniwetok (Ilhas Marshall). Essa Bomba-H teve um poder de explosão de 10 milhões de toneladas de TNT, algo como setecentas vezes o poder da bomba de Hiroshima.

Mas há mais história. o rapaz referido no primeiro parágrafo, que por razões de higienização nos recusamos a renomear, foi também o presidente que autorizou o lançamento das duas únicas bombas atómicas na história da humanidade, Hiroshima e Nagasaki, criou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), instaurou a "Doutrina Truman", a nível planetário, que consistia no financiamento de todos os movimentos contra-revolucionários e provocou uma das guerras mais sangrentas do séc..XX, a Guerra da Coreia.


Com isto tudo, não podíamos deixar de repudiar este homem, e a sua bomba-H, numa emissão da rádio mais explosiva cá do bairro!


p.s.

Queremos também recordar que a 5 de janeiro de 1940 foi efectuada a primeira transmissão rádio em FM.




SÁBADO

15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed


É verdade que com um nome destes, isto até já cheira a pólvora, mas a realidade é que as garrafas de gás são mais fáceis de arranjar e os estilhaços são melhores. Já agora aproveitamos para dar os parabéns aos E.U.A. por terem conseguido fazer de um país como o Iraque, um estado como o Texas.
Agora eles que são árabes que se entendam...
Se calhar teria sido melhor fazer daquele lugar um espaço de teste da Bomba-H.
O resultado, na minha opinião, não teria sido muito diferente, a não ser os gastos e vidas EUmAnas que se teriam poupado...

Músicas lindas de morrer, algumas não se percebe a letra, mas são bonitas à mesma...

Alá é grande; God bless América... e os outros que se fodam.

QUEM É ESTA CRIATURA TENEBROSA, MAIS PARECE UM FANTOCHE, QUE APERTA A MÃO AO KADAFI?

Ainda falam do beijo do Judas???!!!!


17:00h - Viktorxpadinha apresenta :
The Day After The Sabbath...XVI.


 

EVIL WOMAN...Exclusivamente Música underground de finais de 60 e 70, com vocalistas femininas...

music with female vocals, making for a varied collection that was a lot of fun to compile. Track 1 'Pieces of Me' features Linda Hoyle, the singer from the Vertigo-signed Affinity. Track 2 is from The Runaways, where Joan Jett's career started and track 3 is a nice slab of stonery groove from Australia's Mcphee. Room's 'War' reminds me favourably in form and theme of 'War Pigs'. Arktis are regarded as part of the Kraut Rock movement while Aguaturbia, Brainticket and Fifty Foot Hose all offer up some excellent heavy psych, and Shocking Blue were a Dutch pop/rock band who are noted for their single hit, the much-covered 'Venus'. The Savage Rose finish up with the atmospheric doomy 'A Trial In Our Native Town'.



19:00h - Canto Do Gregório - 2.04




Esta semana o grégo apresenta duas horas de holocausto nuclear para alegrar um serão em família.





XXh - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #41 (Revisitada II)
por Torcato Reis AKA Truka


Conspiração da Semana: Assassinos através do JoyStick - A Vergonha da Raça Humana - Crimes de guerra por Drones Exterminadores, a barbárie de um império. O uso de força letal pelos Estados Unidos em países como Paquistão, Lêmen e Somália - países que nãoestão em guerra - constitui um método já preocupante de fazer a guerra em que estamos prestar contas a ninguém, como Philip Alston, o Relator Especial das Nações Unidas, reconhece sobre Execuções Sumárias, Arbitrárias ou Extra judiciais: 'Nem mesmo o povo norte-americano, muito menos a comunidade internacional, sabe quando e onde a CIA autoriza a matança, e quais são os critérios para os indivíduos que podem ser mortos, a CIA garante que assassinatos são legais, quando na verdade são mortos civis inocentes. Os requisitos de direito internacional de transparência e responsabilidade sãoamplamente violados. 
"O programa de drones está a operar com a impunidade crescente. No ano passado, foi noticiado que a CIA tinha adicionado cidadãos dos EUA na sua lista de assassinatos selectivos, em subversão dos seus direitos constitucionais e devido ao processo legal. As Operações de inteligência que não têm nenhuma transparência, nem responsabilidade e sem supervisão, inevitavelmente, conduz a violações do direito internacional e a violações da Constituiçãodos Estados Unidos.

 
Música: Como na semana passada 2 horas foi pouco, adicionamos mais 2 do melhor e do pior que passou pela Teoria da Conspiração em 2011.


DOMINGO



14:00h - Dj Lois



Apresenta a continuação de genéricos de desenhos animados. Este domingo será o primeiro de dois programas dedicados aos desenhos animados da década de 80.

...aniversário da Revolução Zapatista!


Sábado, 31 de Dezembro de 2011 a partir das 17 h


A 1 de Janeiro de 1994, o Exército Zapatista de Libertação Nacional sublevou-se com recurso à luta armada e ocupou as sete principais cidades do Estado de Chiapas. Nesse dia, entrava em vigor o Tratado de Livre Comércio da América do Norte. Hoje, como nesse dia, os indígenas da Selva Lacandona, no sudeste mexicano, continuam a lutar pela posse das suas terras, por melhores condições de vida, pelos seus direitos políticos e pela sua dignidade enquanto humanos.

O movimento surgiu em novembro de 1983. Os seus integrantes, nessa altura não mais que uma dezena, com a intenção de formar um exército regular, estabeleceram-se numa zona da Selva Lacandona de difícil acesso, que nem o exército mexicano nem os próprios indígenas conseguiam alcançar. Ali fundaram o Exército Zapatista de Libertação Nacional, EZLN. Os guerrilheiros insurgentes do EZLN usam um passa-montanhas, que se converteu num dos símbolos Zapatistas, que se utiliza tanto para ocultar a identidade pessoal como para servir de figura de estilo a um povo de quem nunca quiseram conhecer os rostos até que se levantaram em armas.
 
Ao princípio, o objectivo do EZLN era conseguir uma mudança política justa para todos, mas com o passar do tempo a revolução transforma-se e, mais do que a partilha justa da riqueza para todos, a revolução começa a tornar-se na possibilidade do ser humano ter um espaço de dignidade.

O EZLN via os indígenas como um povo explorado que precisava de alguém que lhes mostrasse o caminho para a libertação. Mas, quando um dos tradutores mexicanos, António, dá conta da tradição de luta e experiência resistente deste povo, o EZLN reconhece que deverá deixar de ser o "mestre" para se tornar no "aluno".  Segundo o subcomandante Marcos, esta é a primeira derrota do EZLN.
 
Desde há 500 anos, mas muito especialmente entre 1983 e 1994, o EZLN e todas as comunidades indígenas sofrem uma violenta repressão por parte do Estado mexicano. Nesta altura, os chefes das comunidades indígenas tomaram o comando do EZLN e criaram o Comité Clandestino Revolucionário Indígena, CCRI, que define os objectivos da guerra declarada a 1 de Janeiro de 1994, sob a forma da Primeira Declaração da Selva Lacandona: tecto, terra,trabalho, pão, saúde, educação, independência, liberdade, justiça, democracia e paz.
Apesar de um início ideológico próximo do Marxismo e do Socialismo Latino-Americano, o EZLN e a organização Zapatista das comunidades de Chiapas evoluíram para uma forma de organização muito própria, onde a autonomia das comunidades e as denominadas Juntas de Bom Governo procuram efectivar e consolidar um modelo alternativo de sociedade. 

"Eu sou como sou e tu és como és. Criemos um Mundo onde eu possa ser sem
deixar de ser eu, e tu possas ser sem deixares de ser tu, e onde nem eu nem
tu obriguemos o outro a ser como eu, ou como tu". subcomandante Marcos



SÁBADO


17:00h - Viktorspadinha apresenta
"...The Day After The Sabbath...XV... "

 




... Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais
de 60 e principios de 70.






 



 19:00h - Hora D.Flagra:

Fim do Ano com muito rock'n'roll e Psychobilly.

 
21:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #40 (Revisitada)
por Torcato Reis AKA Truka


RAP NEWS por Robert Foster - #OCCUPY 2012

Conspiração da Semana: HAPPY NEW FEAR - "Os que trabalham têm medo de perder o trabalho; os que não trabalham têm medo de nunca encontrar trabalho; quando não têm medo da fome têm medo da comida; os civis têm medo dos militares; os militares têm medo da falta de armas
e as armas têm medo da falta de guerras e, se calhar, acrescento agora eu, há quem tenha medo que o medo acabe."
                                 DEVORAR O MEDO - Mia Couto
 
Música: O melhor e o pior da Teoria da Conspiração 2011 (Com pilação)

23:00h - Canto Do Gregório - 2.03






Música livre para ouvidos sem preconceitos.










DOMINGO

14:00h - Dj Lois 

Apresenta a continuação de genéricos de desenhos animados. Este domingo será o primeiro de dois programas dedicados aos desenhos animados da década de 80.

...passaram 105 anos desde a primeira emissão Rádio!


Sábado, 24 de Dezembro de 2011 a partir das 15 h 
 

A 24 de dezembro de 1906, Reginald Fessenden, inventor canadiano cujo trabalho se centrava em experiências pioneiras sobre a Rádio, realiza a primeira transmissão radiofónica em modulação AM.
A emissão consistiu na leitura de passagens da bíblia e num pequeno concerto de violino executado pelo próprio Reginald.

Nestes 105 anos muita coisa se passou no mundo da Rádio. Não pretendendo, neste texto, dar conta de toda a História da Rádio, parece-nos contudo fundamental lembrar a todas a importância que a Rádio teve para a aproximação dos povos e para a desconstrução da lógica do "outro".
Lembramos só o fenómeno das rádios piratas nos anos 80, em Portugal, que foram, na altura, os grandes veículos de informação alternativa.

Até que...as ondas electromagnéticas foram privatizadas!

Hoje em dia, apesar de se manterem as tradicionais emissoras de rádio, qualquer uma, desde sua casa, pode criar uma rádio online, utilizando a internet. Uma vantagem enorme se coloca em relação à forma tradicional da rádio, a possibilidade de chegar a todo o espaço terrestre. Cada vez mais podemos afirmar que: "A minha terra não é um lugar, é gente"

É isso que faz a casaviva...a cantar desde 31 de outubro de 2009.


Abre-se assim este presente:


15:00 - Salamaleques de Asib Mohamed


Onde é que anda toda a gente? Não vejo ninguém na rua... será que hoje se celebra alguma merda fútil e fictícia que só serve de instrumento do capitalismo? Para que este continue forte o suficiente para te continuar a cegar e escravi- zar?
Prefiro celebrar a primeira emissão de rádio com aúdio de voz.

Muitas meias mal cheirosas para o cota da chaminé.
Acho que vai haver poesia e desinformações de agendas e acontecimentos.


22:00h - Viktorspadinha apresenta :
"...The Day After The Sabbath...XIV... " 



... Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais de 60 e principios de 70.


23:30h - Banalidades e musicas obvias...



António sobrancelhas outra vez. A décima, ou a primeira desde que a Rádio CasaBiba passou a emitir 24h por dia, 7 dias por semana. Mais um bocado de coisas de que já todos sabem e de músicas que já todos ouviram, um desfilar de clássicos de paleio de musichall. Com incursões a boicotes, visitas ao planeta do copyriot e passagens por sonoridades para a malta que diz "no meu tempo...". Entre outras merdas.

 



DOMINGO

 

1:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO (Especial Natal)
por Torcato Reis AKA Truka

Conspiração da Semana: A Origem do Natal.
 
 

Informações vão ser reveladas para te estragar o natal, não és obrigado acreditar mas vai-te deixar a pensar.
Com musica que devia de ser do Natal mas não é

Merry Crisis and a Happy New Fear... oh oh oh

 


3:00h - Canto Do Gregório #2.02



Música livre para ouvidos sem preconceitos.

Esta semana:

anda celebrar os 105 anos da primeira emissão de rádio
com uma dose cavalar de 78 rotações para grafonola.

Se é xeique o grégo bota...

24 horas por dia, 7dias por semana, 365 dias por ano... mais coisa, menos coisa.


Bem vindos à radiocasaviva remodelada. Agora não tens de esperar até ao fim de semana para ouvires. HABEMUS PRUGRAMAS...durante a semana, listas de músicas, emissões gravadas e outras coisas mais. Ainda estamos a experimentar mas já podes ouvir e de maneira mais fácil, acabou a nossa estadia na badmoodradio e tornamo-nos independentes. Carrega play ou segue as instruções do Como faço para ouvir?, aí na coluna da direita.

Esta terça feira:
A partir das 15:00h - Desinforma-te com Asib Mohamed

 


Ainda nem AsibMohamed sabe bem o que vai acontecer. Vai experimentar informar de algumas coisitas que se vão passando, de preferência, com a ajuda e contribuição dos mais atentos, intercalando com algumas das mais lindas músicas que eu já vi...







18:00 h - ViktorSpadinha apresenta : 
"...VINYL RULES..."
 






Programa dedicado ao vinil, se é disco, então vai passar na Rádio Casa Viva, musica para todos os gostos perdida em caixas de discos esquecidos pelas novas tecnologias...Não percas :)
 





22:00h - Torcato Reis Apresenta:




Sex Pistols
There'll Always Be An England (2008)
Live From Brixton Academy



 

...foi há 1 ano que Mohamed Bouazizi se autoimolou!

 Sábado, 17 de Dezembro de 2011 a partir das 15 h 



A 17 de Dezembro de 2010, Mohamed Bouazizi autoimolou-se em frente ao edifíco do Governo Regional de Sidi Bouzid, Tunísia. Vendedor ambulante de frutas, foi impedido de continuar com a sua atividade depois da apreensão do seu carrinho de venda. Depois de várias tentativas, todas infrutíferas, de o reaver e de receber autorização de venda, decidiu protestar de forma radical, autoimolando-se. Transportado para o hospital de Ben Araous, acabou por falecer a 4 de Janeiro de 2011.


O seu funeral, acompanhado por mais de 10 mil pessoas, tornou-se espontaneamente numa manifestação de protesto contra o regime tirano de Ben Ali, presidente há 23 anos.
Este acontecimento foi o catalisador para a Marcha da Insurreição que, a partir de Tunes, capital tunisina, se alastrou a todo o país e permitiu o fim do regime de Ben Ali, com a sua renúncia a 14 de Janeiro.


A revolução tunisina foi o início do Movimento da Primavera Árabe, que se alastrou aos países vizinhos como o Egito, Líbia, Síria, Arábia Saudita, Yémen...


Em todos estes países verificou-se uma nova forma de resistência. As acampadas, processo adotado  recentemente nos protestos na Europa e EUA. Durante vários dias, manifestantes tunisinos e egípcios, ocuparam as praças centrais das suas capitais renomeando-as como as Praças da Liberdade. Nem a repressão inicial das autoridades demoveu a resistência. De facto, o aumento da resistência foi diretamente proporcional à força repressiva utilizada.


Quando o povo se une na luta pela Liberdade, não há barragens capazes de suster esse rio.
Semeemos as sementes da justiça e fraternidade, colhamos os frutos da revolta e da Liberdade.

Esta emissão esfumar-se-á assim:


----------------------------------Sábado-------------------------------------

15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed



Alguns sons que nos remetem à Primavera Árabe vão intercalando com outros que ajudam e apelam a uma luta unida contra o comércio mercantilista, a especulação e os fantoches atores que têm sido os sucessivos governos de tantos países.
Luta por quem está ao teu lado, não lutes só pelo teu umbigo, e quando precisares, serão também mais os que se unem à tua causa.

16:30h - Viktorspadinha apresenta :
"...The Day After The Sabbath...XIII "




...Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais de 60 e principios de 70.

18:00h - D.j...Sá Nuno




burning music for burning people

20:00h - Canto do Gregório 2.01



Música livre para ouvidos sem preconceitos.

Para esta semana:
  uma pequena amostra de bandas editadas por netlabels.

Se é xeique o grégo bota...

22:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
por Torcato Reis AKA Truka

 


Conspiração da Semana: David Icke - Queres mesmo saber o que está acontecer?
Numa sociedade adormecida e esquecida daquilo que é essencial, é levada por distracções e ilusionismos dos governos e mass media que banalizam as guerras e a fome para fazer crer que tudo é perfeitamente normal e aceitável. Uma humanidade cada vez mais desumana preocupada com a moda, futebol, celebridades, tecnologia, etc. onde se revêem e exibem o ódio, guerras e mortes à vista de todos e se escondem e se envergonham para praticar o amor.

Isto tudo acompanhado com música perfeitamente normal e aceitável..


--------------------------------DOMINGO-----------------------------------

14:00H - Dj Lois


 
Pela primeira vez na Rádio CasaViva, DJ Lois apresenta genéricos de desenhos animados que marcaram (pelo menos para alguns) os anos 70 em Portugal.
Durante mais ou menos os 45 minutos de duração espero pelo menos arrancar aqui e ali um sorriso, se não arrancar paciência
.