Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2012 às 23 horas
Depois de um período de hibernação rádiofónica, os ursos voltam à sala da rádio.
Prometemos música, comentários, jingles... tudo em formato aleatório.
Até já
...60 anos depois de uma morte anunciada, a Bomba-H
Sábado, 07 de Janeiro de 2012 a partir das 15 h
A 7 de janeiro de 1952, Harry S. Truman, 33º presidente dos Estados Unidos da América, anuncia que os EUA possuem no seu arsenal a Bomba-H.
Também chamada de bomba de fusão ou bomba de hidrogénio, a Bomba-H é o mais potente explosivo inventado pelo Homem. A força da sua explosão pode ser 50 vezes superior à de uma bomba atómica, como as que foram lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. A reacção desencadeada pela sua explosão é a mesma que ocorre espontaneamente no interior de estrelas como o Sol.
A ideia da construção de uma bomba por fusão termonuclear veio do físico Edward Teller (também chamado de Dr. Morte), que na época deixava de trabalhar no famoso Projecto Manhattan (responsável pelas bombas de Hiroshima e Nagasaki) para desenvolver uma bomba que sabia ter um potencial destruidor várias vezes maior que o das bombas lançadas sobre o Japão.
A 1 de novembro de 1952 foi feita a primeira detonação de uma bomba-H no atol de Eniwetok (Ilhas Marshall). Essa Bomba-H teve um poder de explosão de 10 milhões de toneladas de TNT, algo como setecentas vezes o poder da bomba de Hiroshima.
Mas há mais história. o rapaz referido no primeiro parágrafo, que por razões de higienização nos recusamos a renomear, foi também o presidente que autorizou o lançamento das duas únicas bombas atómicas na história da humanidade, Hiroshima e Nagasaki, criou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), instaurou a "Doutrina Truman", a nível planetário, que consistia no financiamento de todos os movimentos contra-revolucionários e provocou uma das guerras mais sangrentas do séc..XX, a Guerra da Coreia.
Com isto tudo, não podíamos deixar de repudiar este homem, e a sua bomba-H, numa emissão da rádio mais explosiva cá do bairro!
p.s.
Queremos também recordar que a 5 de janeiro de 1940 foi efectuada a primeira transmissão rádio em FM.
Esta semana o grégo apresenta duas horas de holocausto nuclear para alegrar um serão em família.
XXh - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #41 (Revisitada II)
por Torcato Reis AKA Truka
Conspiração da Semana: Assassinos através do JoyStick - A Vergonha da Raça Humana - Crimes de guerra por Drones Exterminadores, a barbárie de um império. O uso de força letal pelos Estados Unidos em países como Paquistão, Lêmen e Somália - países que nãoestão em guerra - constitui um método já preocupante de fazer a guerra em que estamos prestar contas a ninguém, como Philip Alston, o Relator Especial das Nações Unidas, reconhece sobre Execuções Sumárias, Arbitrárias ou Extra judiciais: 'Nem mesmo o povo norte-americano, muito menos a comunidade internacional, sabe quando e onde a CIA autoriza a matança, e quais são os critérios para os indivíduos que podem ser mortos, a CIA garante que assassinatos são legais, quando na verdade são mortos civis inocentes. Os requisitos de direito internacional de transparência e responsabilidade sãoamplamente violados.
"O programa de drones está a operar com a impunidade crescente. No ano passado, foi noticiado que a CIA tinha adicionado cidadãos dos EUA na sua lista de assassinatos selectivos, em subversão dos seus direitos constitucionais e devido ao processo legal. As Operações de inteligência que não têm nenhuma transparência, nem responsabilidade e sem supervisão, inevitavelmente, conduz a violações do direito internacional e a violações da Constituiçãodos Estados Unidos.
Também chamada de bomba de fusão ou bomba de hidrogénio, a Bomba-H é o mais potente explosivo inventado pelo Homem. A força da sua explosão pode ser 50 vezes superior à de uma bomba atómica, como as que foram lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. A reacção desencadeada pela sua explosão é a mesma que ocorre espontaneamente no interior de estrelas como o Sol.
A ideia da construção de uma bomba por fusão termonuclear veio do físico Edward Teller (também chamado de Dr. Morte), que na época deixava de trabalhar no famoso Projecto Manhattan (responsável pelas bombas de Hiroshima e Nagasaki) para desenvolver uma bomba que sabia ter um potencial destruidor várias vezes maior que o das bombas lançadas sobre o Japão.
A 1 de novembro de 1952 foi feita a primeira detonação de uma bomba-H no atol de Eniwetok (Ilhas Marshall). Essa Bomba-H teve um poder de explosão de 10 milhões de toneladas de TNT, algo como setecentas vezes o poder da bomba de Hiroshima.
Mas há mais história. o rapaz referido no primeiro parágrafo, que por razões de higienização nos recusamos a renomear, foi também o presidente que autorizou o lançamento das duas únicas bombas atómicas na história da humanidade, Hiroshima e Nagasaki, criou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), instaurou a "Doutrina Truman", a nível planetário, que consistia no financiamento de todos os movimentos contra-revolucionários e provocou uma das guerras mais sangrentas do séc..XX, a Guerra da Coreia.
Com isto tudo, não podíamos deixar de repudiar este homem, e a sua bomba-H, numa emissão da rádio mais explosiva cá do bairro!
p.s.
Queremos também recordar que a 5 de janeiro de 1940 foi efectuada a primeira transmissão rádio em FM.
SÁBADO
15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed
É verdade que com um nome destes, isto até já cheira a pólvora, mas a realidade é que as garrafas de gás são mais fáceis de arranjar e os estilhaços são melhores. Já agora aproveitamos para dar os parabéns aos E.U.A. por terem conseguido fazer de um país como o Iraque, um estado como o Texas.
Agora eles que são árabes que se entendam...
Se calhar teria sido melhor fazer daquele lugar um espaço de teste da Bomba-H.
O resultado, na minha opinião, não teria sido muito diferente, a não ser os gastos e vidas EUmAnas que se teriam poupado...
Músicas lindas de morrer, algumas não se percebe a letra, mas são bonitas à mesma...
Alá é grande; God bless América... e os outros que se fodam.
QUEM É ESTA CRIATURA TENEBROSA, MAIS PARECE UM FANTOCHE, QUE APERTA A MÃO AO KADAFI?
Ainda falam do beijo do Judas???!!!!
17:00h - Viktorxpadinha apresenta :
The Day After The Sabbath...XVI.
The Day After The Sabbath...XVI.
EVIL WOMAN...Exclusivamente Música underground de finais de 60 e 70, com vocalistas femininas...
music with female vocals, making for a varied collection that was a lot of fun to compile. Track 1 'Pieces of Me' features Linda Hoyle, the singer from the Vertigo-signed Affinity. Track 2 is from The Runaways, where Joan Jett's career started and track 3 is a nice slab of stonery groove from Australia's Mcphee. Room's 'War' reminds me favourably in form and theme of 'War Pigs'. Arktis are regarded as part of the Kraut Rock movement while Aguaturbia, Brainticket and Fifty Foot Hose all offer up some excellent heavy psych, and Shocking Blue were a Dutch pop/rock band who are noted for their single hit, the much-covered 'Venus'. The Savage Rose finish up with the atmospheric doomy 'A Trial In Our Native Town'.
19:00h - Canto Do Gregório - 2.04
music with female vocals, making for a varied collection that was a lot of fun to compile. Track 1 'Pieces of Me' features Linda Hoyle, the singer from the Vertigo-signed Affinity. Track 2 is from The Runaways, where Joan Jett's career started and track 3 is a nice slab of stonery groove from Australia's Mcphee. Room's 'War' reminds me favourably in form and theme of 'War Pigs'. Arktis are regarded as part of the Kraut Rock movement while Aguaturbia, Brainticket and Fifty Foot Hose all offer up some excellent heavy psych, and Shocking Blue were a Dutch pop/rock band who are noted for their single hit, the much-covered 'Venus'. The Savage Rose finish up with the atmospheric doomy 'A Trial In Our Native Town'.
19:00h - Canto Do Gregório - 2.04
XXh - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #41 (Revisitada II)
Conspiração da Semana: Assassinos através do JoyStick - A Vergonha da Raça Humana - Crimes de guerra por Drones Exterminadores, a barbárie de um império. O uso de força letal pelos Estados Unidos em países como Paquistão, Lêmen e Somália - países que nãoestão em guerra - constitui um método já preocupante de fazer a guerra em que estamos prestar contas a ninguém, como Philip Alston, o Relator Especial das Nações Unidas, reconhece sobre Execuções Sumárias, Arbitrárias ou Extra judiciais: 'Nem mesmo o povo norte-americano, muito menos a comunidade internacional, sabe quando e onde a CIA autoriza a matança, e quais são os critérios para os indivíduos que podem ser mortos, a CIA garante que assassinatos são legais, quando na verdade são mortos civis inocentes. Os requisitos de direito internacional de transparência e responsabilidade sãoamplamente violados.
"O programa de drones está a operar com a impunidade crescente. No ano passado, foi noticiado que a CIA tinha adicionado cidadãos dos EUA na sua lista de assassinatos selectivos, em subversão dos seus direitos constitucionais e devido ao processo legal. As Operações de inteligência que não têm nenhuma transparência, nem responsabilidade e sem supervisão, inevitavelmente, conduz a violações do direito internacional e a violações da Constituiçãodos Estados Unidos.
Música: Como na semana passada 2 horas foi pouco, adicionamos mais 2 do melhor e do pior que passou pela Teoria da Conspiração em 2011.
...aniversário da Revolução Zapatista!
Sábado, 31 de Dezembro de 2011 a partir das 17 h
A 1 de Janeiro de 1994, o Exército Zapatista de Libertação Nacional
sublevou-se com recurso à luta armada e ocupou as sete principais
cidades do Estado de Chiapas. Nesse dia, entrava em vigor o Tratado de
Livre Comércio da América do Norte. Hoje, como nesse dia, os indígenas
da Selva Lacandona, no sudeste mexicano, continuam a lutar pela posse
das suas terras, por melhores condições de vida, pelos seus direitos
políticos e pela sua dignidade enquanto humanos.
O movimento surgiu em novembro de 1983. Os seus integrantes, nessa
altura não mais que uma dezena, com a intenção de formar um exército
regular, estabeleceram-se numa zona da Selva Lacandona de difícil
acesso, que nem o exército mexicano nem os próprios indígenas conseguiam
alcançar. Ali fundaram o Exército Zapatista de Libertação Nacional,
EZLN. Os guerrilheiros insurgentes do EZLN usam um passa-montanhas, que
se converteu num dos símbolos Zapatistas, que se utiliza tanto para
ocultar a identidade pessoal como para servir de figura de estilo a um
povo de quem nunca quiseram conhecer os rostos até que se levantaram em
armas.
Ao princípio, o objectivo do EZLN era conseguir uma
mudança política justa para todos, mas com o passar do tempo a revolução
transforma-se e, mais do que a partilha justa da riqueza para todos, a
revolução começa a tornar-se na possibilidade do ser humano ter um
espaço de dignidade.
O EZLN via os indígenas como um povo explorado que precisava de alguém que lhes mostrasse o caminho para a libertação. Mas, quando um dos tradutores mexicanos, António, dá conta da tradição de luta e experiência resistente deste povo, o EZLN reconhece que deverá deixar de ser o "mestre" para se tornar no "aluno". Segundo o subcomandante Marcos, esta é a primeira derrota do EZLN.
Desde há 500 anos, mas muito especialmente entre 1983 e 1994,
o EZLN e todas as comunidades indígenas sofrem uma violenta repressão
por parte do Estado mexicano. Nesta altura, os chefes das comunidades
indígenas tomaram o comando do EZLN e criaram o Comité Clandestino
Revolucionário Indígena, CCRI, que define os objectivos da guerra
declarada a 1 de Janeiro de 1994, sob a forma da Primeira Declaração da
Selva Lacandona: tecto, terra,trabalho, pão, saúde, educação,
independência, liberdade, justiça, democracia e paz.
Apesar de um início ideológico próximo do Marxismo e do
Socialismo Latino-Americano, o EZLN e a organização Zapatista das
comunidades de Chiapas evoluíram para uma forma de organização muito
própria, onde a autonomia das comunidades e as denominadas Juntas de Bom
Governo procuram efectivar e consolidar um modelo alternativo de
sociedade.
"Eu sou como sou e tu és como és. Criemos um Mundo onde eu possa ser sem
deixar de ser eu, e tu possas ser sem deixares de ser tu, e onde nem eu nem
tu obriguemos o outro a ser como eu, ou como tu". subcomandante Marcos
deixar de ser eu, e tu possas ser sem deixares de ser tu, e onde nem eu nem
tu obriguemos o outro a ser como eu, ou como tu". subcomandante Marcos
SÁBADO
17:00h - Viktorspadinha apresenta
"...The Day After The Sabbath...XV... "
"...The Day After The Sabbath...XV... "
... Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais
de 60 e principios de 70.
de 60 e principios de 70.
19:00h - Hora D.Flagra:
Fim do Ano com muito rock'n'roll e Psychobilly.
21:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO #40 (Revisitada)
por Torcato Reis AKA Truka
RAP NEWS por Robert Foster - #OCCUPY 2012
Conspiração da Semana: HAPPY NEW FEAR - "Os que trabalham têm medo de perder o trabalho; os que não trabalham têm medo de nunca encontrar trabalho; quando não têm medo da fome têm medo da comida; os civis têm medo dos militares; os militares têm medo da falta de armas
e as armas têm medo da falta de guerras e, se calhar, acrescento agora eu, há quem tenha medo que o medo acabe."
DEVORAR O MEDO - Mia Couto
por Torcato Reis AKA Truka
RAP NEWS por Robert Foster - #OCCUPY 2012
Conspiração da Semana: HAPPY NEW FEAR - "Os que trabalham têm medo de perder o trabalho; os que não trabalham têm medo de nunca encontrar trabalho; quando não têm medo da fome têm medo da comida; os civis têm medo dos militares; os militares têm medo da falta de armas
e as armas têm medo da falta de guerras e, se calhar, acrescento agora eu, há quem tenha medo que o medo acabe."
DEVORAR O MEDO - Mia Couto
Música: O melhor e o pior da Teoria da Conspiração 2011 (Com pilação)
23:00h - Canto Do Gregório - 2.03
Música livre para ouvidos sem preconceitos.
DOMINGO
14:00h - Dj Lois
Apresenta a continuação de genéricos de desenhos animados. Este
domingo será o primeiro de dois programas dedicados aos desenhos
animados da década de 80.
...passaram 105 anos desde a primeira emissão Rádio!
Sábado, 24 de Dezembro de 2011 a partir das 15 h
A 24 de dezembro de 1906, Reginald Fessenden, inventor canadiano cujo trabalho se centrava em experiências pioneiras sobre a Rádio, realiza a primeira transmissão radiofónica em modulação AM.
A emissão consistiu na leitura de passagens da bíblia e num pequeno concerto de violino executado pelo próprio Reginald.
Nestes 105 anos muita coisa se passou no mundo da Rádio. Não pretendendo, neste texto, dar conta de toda a História da Rádio, parece-nos contudo fundamental lembrar a todas a importância que a Rádio teve para a aproximação dos povos e para a desconstrução da lógica do "outro".
Lembramos só o fenómeno das rádios piratas nos anos 80, em Portugal, que foram, na altura, os grandes veículos de informação alternativa.
Até que...as ondas electromagnéticas foram privatizadas!
Hoje em dia, apesar de se manterem as tradicionais emissoras de rádio, qualquer uma, desde sua casa, pode criar uma rádio online, utilizando a internet. Uma vantagem enorme se coloca em relação à forma tradicional da rádio, a possibilidade de chegar a todo o espaço terrestre. Cada vez mais podemos afirmar que: "A minha terra não é um lugar, é gente"
É isso que faz a casaviva...a cantar desde 31 de outubro de 2009.
Onde é que anda toda a gente? Não vejo ninguém na rua... será que hoje se celebra alguma merda fútil e fictícia que só serve de instrumento do capitalismo? Para que este continue forte o suficiente para te continuar a cegar e escravi- zar?
Prefiro celebrar a primeira emissão de rádio com aúdio de voz.
Muitas meias mal cheirosas para o cota da chaminé.
Acho que vai haver poesia e desinformações de agendas e acontecimentos.
22:00h - Viktorspadinha apresenta :
"...The Day After The Sabbath...XIV... "
A emissão consistiu na leitura de passagens da bíblia e num pequeno concerto de violino executado pelo próprio Reginald.
Nestes 105 anos muita coisa se passou no mundo da Rádio. Não pretendendo, neste texto, dar conta de toda a História da Rádio, parece-nos contudo fundamental lembrar a todas a importância que a Rádio teve para a aproximação dos povos e para a desconstrução da lógica do "outro".
Lembramos só o fenómeno das rádios piratas nos anos 80, em Portugal, que foram, na altura, os grandes veículos de informação alternativa.
Até que...as ondas electromagnéticas foram privatizadas!
Hoje em dia, apesar de se manterem as tradicionais emissoras de rádio, qualquer uma, desde sua casa, pode criar uma rádio online, utilizando a internet. Uma vantagem enorme se coloca em relação à forma tradicional da rádio, a possibilidade de chegar a todo o espaço terrestre. Cada vez mais podemos afirmar que: "A minha terra não é um lugar, é gente"
É isso que faz a casaviva...a cantar desde 31 de outubro de 2009.
Abre-se assim este presente:
15:00 - Salamaleques de Asib Mohamed
Onde é que anda toda a gente? Não vejo ninguém na rua... será que hoje se celebra alguma merda fútil e fictícia que só serve de instrumento do capitalismo? Para que este continue forte o suficiente para te continuar a cegar e escravi- zar?
Prefiro celebrar a primeira emissão de rádio com aúdio de voz.
Muitas meias mal cheirosas para o cota da chaminé.
Acho que vai haver poesia e desinformações de agendas e acontecimentos.
22:00h - Viktorspadinha apresenta :
"...The Day After The Sabbath...XIV... "
... Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais de 60 e principios de 70.
23:30h - Banalidades e musicas obvias...
António sobrancelhas outra vez. A décima, ou a primeira desde que a Rádio CasaBiba passou a emitir 24h por dia, 7 dias por semana. Mais um bocado de coisas de que já todos sabem e de músicas que já todos ouviram, um desfilar de clássicos de paleio de musichall. Com incursões a boicotes, visitas ao planeta do copyriot e passagens por sonoridades para a malta que diz "no meu tempo...". Entre outras merdas.
DOMINGO
1:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO (Especial Natal)
por Torcato Reis AKA Truka
Conspiração da Semana: A Origem do Natal.
Informações vão ser reveladas para te estragar o natal, não és obrigado acreditar mas vai-te deixar a pensar.
Com musica que devia de ser do Natal mas não é
Merry Crisis and a Happy New Fear... oh oh oh
3:00h - Canto Do Gregório #2.02
Música livre para ouvidos sem preconceitos.
Esta semana:
anda celebrar os 105 anos da primeira emissão de rádio
com uma dose cavalar de 78 rotações para grafonola.
Se é xeique o grégo bota...
24 horas por dia, 7dias por semana, 365 dias por ano... mais coisa, menos coisa.
Bem vindos à radiocasaviva remodelada. Agora não tens de esperar até ao fim de semana para ouvires. HABEMUS PRUGRAMAS...durante a semana, listas de músicas, emissões gravadas e outras coisas mais. Ainda estamos a experimentar mas já podes ouvir e de maneira mais fácil, acabou a nossa estadia na badmoodradio e tornamo-nos independentes. Carrega play ou segue as instruções do Como faço para ouvir?, aí na coluna da direita.
Esta terça feira:
A partir das 15:00h - Desinforma-te com Asib Mohamed
Ainda nem AsibMohamed sabe bem o que vai acontecer. Vai experimentar informar de algumas coisitas que se vão passando, de preferência, com a ajuda e contribuição dos mais atentos, intercalando com algumas das mais lindas músicas que eu já vi...
18:00 h - ViktorSpadinha apresenta :
"...VINYL RULES..."
Programa dedicado ao vinil, se é disco, então vai passar na Rádio Casa Viva, musica para todos os gostos perdida em caixas de discos esquecidos pelas novas tecnologias...Não percas :)
22:00h - Torcato Reis Apresenta:
Sex Pistols
There'll Always Be An England (2008)
Live From Brixton Academy
...foi há 1 ano que Mohamed Bouazizi se autoimolou!
Sábado, 17 de Dezembro de 2011 a partir das 15 h
A 17 de Dezembro de 2010, Mohamed Bouazizi autoimolou-se em frente ao edifíco do Governo Regional de Sidi Bouzid, Tunísia. Vendedor ambulante de frutas, foi impedido de continuar com a sua atividade depois da apreensão do seu carrinho de venda. Depois de várias tentativas, todas infrutíferas, de o reaver e de receber autorização de venda, decidiu protestar de forma radical, autoimolando-se. Transportado para o hospital de Ben Araous, acabou por falecer a 4 de Janeiro de 2011.
O seu funeral, acompanhado por mais de 10 mil pessoas, tornou-se espontaneamente numa manifestação de protesto contra o regime tirano de Ben Ali, presidente há 23 anos.
Este acontecimento foi o catalisador para a Marcha da Insurreição que, a partir de Tunes, capital tunisina, se alastrou a todo o país e permitiu o fim do regime de Ben Ali, com a sua renúncia a 14 de Janeiro.
A revolução tunisina foi o início do Movimento da Primavera Árabe, que se alastrou aos países vizinhos como o Egito, Líbia, Síria, Arábia Saudita, Yémen...
Em todos estes países verificou-se uma nova forma de resistência. As acampadas, processo adotado recentemente nos protestos na Europa e EUA. Durante vários dias, manifestantes tunisinos e egípcios, ocuparam as praças centrais das suas capitais renomeando-as como as Praças da Liberdade. Nem a repressão inicial das autoridades demoveu a resistência. De facto, o aumento da resistência foi diretamente proporcional à força repressiva utilizada.
Quando o povo se une na luta pela Liberdade, não há barragens capazes de suster esse rio.
Semeemos as sementes da justiça e fraternidade, colhamos os frutos da revolta e da Liberdade.
Esta emissão esfumar-se-á assim:
----------------------------------Sábado-------------------------------------
15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed
Alguns sons que nos remetem à Primavera Árabe vão intercalando com outros que ajudam e apelam a uma luta unida contra o comércio mercantilista, a especulação e os fantoches atores que têm sido os sucessivos governos de tantos países.
Luta por quem está ao teu lado, não lutes só pelo teu umbigo, e quando precisares, serão também mais os que se unem à tua causa.
16:30h - Viktorspadinha apresenta :
"...The Day After The Sabbath...XIII "
...Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais de 60 e principios de 70.
18:00h - D.j...Sá Nuno
20:00h - Canto do Gregório 2.01
Música livre para ouvidos sem preconceitos.
Para esta semana:
uma pequena amostra de bandas editadas por netlabels.
Se é xeique o grégo bota...
22:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
por Torcato Reis AKA Truka
Conspiração da Semana: David Icke - Queres mesmo saber o que está acontecer?
Numa sociedade adormecida e esquecida daquilo que é essencial, é levada por distracções e ilusionismos dos governos e mass media que banalizam as guerras e a fome para fazer crer que tudo é perfeitamente normal e aceitável. Uma humanidade cada vez mais desumana preocupada com a moda, futebol, celebridades, tecnologia, etc. onde se revêem e exibem o ódio, guerras e mortes à vista de todos e se escondem e se envergonham para praticar o amor.
Isto tudo acompanhado com música perfeitamente normal e aceitável..
--------------------------------DOMINGO-----------------------------------
14:00H - Dj Lois
Pela primeira vez na Rádio CasaViva, DJ Lois apresenta genéricos de desenhos animados que marcaram (pelo menos para alguns) os anos 70 em Portugal.
Durante mais ou menos os 45 minutos de duração espero pelo menos arrancar aqui e ali um sorriso, se não arrancar paciência.
A 17 de Dezembro de 2010, Mohamed Bouazizi autoimolou-se em frente ao edifíco do Governo Regional de Sidi Bouzid, Tunísia. Vendedor ambulante de frutas, foi impedido de continuar com a sua atividade depois da apreensão do seu carrinho de venda. Depois de várias tentativas, todas infrutíferas, de o reaver e de receber autorização de venda, decidiu protestar de forma radical, autoimolando-se. Transportado para o hospital de Ben Araous, acabou por falecer a 4 de Janeiro de 2011.
O seu funeral, acompanhado por mais de 10 mil pessoas, tornou-se espontaneamente numa manifestação de protesto contra o regime tirano de Ben Ali, presidente há 23 anos.
Este acontecimento foi o catalisador para a Marcha da Insurreição que, a partir de Tunes, capital tunisina, se alastrou a todo o país e permitiu o fim do regime de Ben Ali, com a sua renúncia a 14 de Janeiro.
A revolução tunisina foi o início do Movimento da Primavera Árabe, que se alastrou aos países vizinhos como o Egito, Líbia, Síria, Arábia Saudita, Yémen...
Em todos estes países verificou-se uma nova forma de resistência. As acampadas, processo adotado recentemente nos protestos na Europa e EUA. Durante vários dias, manifestantes tunisinos e egípcios, ocuparam as praças centrais das suas capitais renomeando-as como as Praças da Liberdade. Nem a repressão inicial das autoridades demoveu a resistência. De facto, o aumento da resistência foi diretamente proporcional à força repressiva utilizada.
Quando o povo se une na luta pela Liberdade, não há barragens capazes de suster esse rio.
Semeemos as sementes da justiça e fraternidade, colhamos os frutos da revolta e da Liberdade.
Esta emissão esfumar-se-á assim:
----------------------------------Sábado-------------------------------------
15:00h - Salamaleques de Asib Mohamed
Alguns sons que nos remetem à Primavera Árabe vão intercalando com outros que ajudam e apelam a uma luta unida contra o comércio mercantilista, a especulação e os fantoches atores que têm sido os sucessivos governos de tantos países.
Luta por quem está ao teu lado, não lutes só pelo teu umbigo, e quando precisares, serão também mais os que se unem à tua causa.
16:30h - Viktorspadinha apresenta :
"...The Day After The Sabbath...XIII "
...Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais de 60 e principios de 70.
18:00h - D.j...Sá Nuno
burning music for burning people
Música livre para ouvidos sem preconceitos.
Para esta semana:
uma pequena amostra de bandas editadas por netlabels.
Se é xeique o grégo bota...
22:00h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
por Torcato Reis AKA Truka
Conspiração da Semana: David Icke - Queres mesmo saber o que está acontecer?
Numa sociedade adormecida e esquecida daquilo que é essencial, é levada por distracções e ilusionismos dos governos e mass media que banalizam as guerras e a fome para fazer crer que tudo é perfeitamente normal e aceitável. Uma humanidade cada vez mais desumana preocupada com a moda, futebol, celebridades, tecnologia, etc. onde se revêem e exibem o ódio, guerras e mortes à vista de todos e se escondem e se envergonham para praticar o amor.
Isto tudo acompanhado com música perfeitamente normal e aceitável..
--------------------------------DOMINGO-----------------------------------
14:00H - Dj Lois
Pela primeira vez na Rádio CasaViva, DJ Lois apresenta genéricos de desenhos animados que marcaram (pelo menos para alguns) os anos 70 em Portugal.
Durante mais ou menos os 45 minutos de duração espero pelo menos arrancar aqui e ali um sorriso, se não arrancar paciência.
...não há tortura desde 1948?!
Sábado, 10 de Dezembro de 2011 a partir das 15 h
A Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes foi estabelecida a 10 de dezembro de 1948.
A Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes foi estabelecida a 10 de dezembro de 1948.
Hoje, passados 63 anos, sabemos que esta convenção, como a maior parte de todas as convenções da ONU, não passa de letra morta.
Só em Portugal, e no ano de 2010, a Amnistia Internacional, no seu relatório anual http://www.amnistia-internacional.pt/files/relatorioanual/Relatorioanual2011/Portugal_2011.pdf , refere algumas situações de tortura e critica duramente o Estado Português por este não cumprir com as garantias dadas aquando da constituição do Grupo de Trabalho que avalia a situação da tortura e maus tratos no país.
Nestes 63 anos são inúmeras as referências ao uso da tortura, a nível mundial, feitas pela Amnistia Internacional e outras instituições de direitos do homem.
A verdade, é que na maior parte dos casos estas situações desenrolam-se de forma não oficial. Nenhum dos estados citados assume claramente, e nas suas leis, o uso da tortura.
Desde 2001, as coisas mudaram. Os EUA, bastião da "democracia" mundial, permite, por lei, o uso de técnicas de tortura para suspeitos de terrorismo.
Isto foi tornado público quando surgiram imagens de tortura sobre prisioneros iraquianos na prisão de Abu Ghraib, controlada pelas forças da coligação EUA-Grã Bretanha.
Apetece-nos dizer que estamos melhor assim. As coisas estão preto no branco. Não há subterfúgios para esconder o que realmente se passa. Mas, por outro lado, quando a tortura é aceite como método de repressão securitário, temos a noção de que a Humanidade recuou aos tempos medievais...será que alguma vez de lá saiu?
PROGRAMAÇÃO:
Vários sons torturantes, outros nem tanto, talvez nenhuns, liga para escutares com olhos de quem realmente quer ver, e verifica por ti próprio o que se irá passar realmente.
17h - Viktorspadinha apresenta :
"...The Day After The Sabbath...XII "
Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais de 60 e principios de 70.
19h - PROJECTO CASA AMARELA...
MEETING POINT 2011 - 3 spaces in live connection
Casa Amarela – Oporto / 59 Rivoli – Paris / Gänge Virtel – Hamburg
O programa desta semana continua na ronda da música livre.
Menos bandas, mais temas por banda e meia dúzia be bacoradas ao microfone.
Vai ser tortura...
22h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
por Torcato Reis AKA Truka
Esta semana proponho uma Orgia de sonoridades que vai agradar e desagradar muita gente.
Conspiração da Semana:Alex Jones: Colapso Econômico, Fome e Miséria Programados e Iminentes.
---------------------------------DOMINGO----------------------------------
14h - Viktorspadinha apresenta :
"...Ska, Punk & Reggae..."
15h - Salamaleques de Asib Mohamed
A tortura tem muitas caras, e às vezes anda de máscara, acompanhada de outros mascarados como a ditadura e repressão. Nos dias que correm, muitas pressões de grupos sobre outros ou sobre indivíduos podem ser considerados tortura. Talvez no mais brando nível mas que não deixa de o ser. Enquanto as pessoas não assumirem que não são mais ou melhores que a outra, muitas torturas continuarão a acontecer. A máscara às vezes cai e de repente o rei vai nu. Por muito que se defenda o não haver rei nem rainha, eles continuam a querer existir e sobressair e , por tanto, a não conseguirem praticar o princípio da igualdade, da inter-ajuda ou do respeito e consideração mútuos.
A tortura tem muitas caras, e às vezes anda de máscara, acompanhada de outros mascarados como a ditadura e repressão. Nos dias que correm, muitas pressões de grupos sobre outros ou sobre indivíduos podem ser considerados tortura. Talvez no mais brando nível mas que não deixa de o ser. Enquanto as pessoas não assumirem que não são mais ou melhores que a outra, muitas torturas continuarão a acontecer. A máscara às vezes cai e de repente o rei vai nu. Por muito que se defenda o não haver rei nem rainha, eles continuam a querer existir e sobressair e , por tanto, a não conseguirem praticar o princípio da igualdade, da inter-ajuda ou do respeito e consideração mútuos.
Vários sons torturantes, outros nem tanto, talvez nenhuns, liga para escutares com olhos de quem realmente quer ver, e verifica por ti próprio o que se irá passar realmente.
17h - Viktorspadinha apresenta :
"...The Day After The Sabbath...XII "
Uma viagem sónica pelo mundo underground da musica de finais de 60 e principios de 70.
19h - PROJECTO CASA AMARELA...
MEETING POINT 2011 - 3 spaces in live connection
Casa Amarela – Oporto / 59 Rivoli – Paris / Gänge Virtel – Hamburg
The Casa Amarela project was generated by a partnership betwin the art collective Galeria Nómada.
It activated an (empty) building in the Oporto city centre, transforming an old hostel into a temporary experimental project of art residence which functions in a daily open studio format, exploring direct contact with public.
It activated an (empty) building in the Oporto city centre, transforming an old hostel into a temporary experimental project of art residence which functions in a daily open studio format, exploring direct contact with public.
20h - Canto Do Gregório #010
O programa desta semana continua na ronda da música livre.
Menos bandas, mais temas por banda e meia dúzia be bacoradas ao microfone.
Vai ser tortura...
22h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
por Torcato Reis AKA Truka
Esta semana proponho uma Orgia de sonoridades que vai agradar e desagradar muita gente.
Conspiração da Semana:Alex Jones: Colapso Econômico, Fome e Miséria Programados e Iminentes.
00h - Banalidades e Músicas Óbvias.
António Sobrancelhas aparece pela nona vez na Rádio CasaBiba para mais hora e meia de banalidades, com viagens pela repressão e pela austeridade, também elas formas de tortura, tudo banhado com músicas que para além de óbvias, se rebelam contra estes tempos de ataque à liberdade, apresentando-se, todas elas, livres de constrangimentos á sua fruição.
---------------------------------DOMINGO----------------------------------
14h - Viktorspadinha apresenta :
"...Ska, Punk & Reggae..."
Fazemos uma viagem por estes estilos musicais e variaçôes para curar a tua ressaca...3 SEM TIRAR.
Como faço para ouvir?
... rádiocasaviva, uma rádio nada amiga...escuta e divulga.
para ouvir sem sobressaltos a emissão subversiva da rádio casaviva, segue os seguintes passos:
-a
melhor forma é usares o firefox e instalares o programa VLC
certificando-te que ao instalares colocas um visto na caixa que diz "plug-in firefox"; a partir daí sempre que entres no blog da badmood (http://badmoodradio.blogspot.com/) através do firefox, a rádio começa a dar automaticamente.
- na coluna da direita, em "listen/ouvir", escolher "winamp".
- salva a playlist no ambiente de trabalho.
- abre a playlist com o VLC (se não tiveres descarrega no link abaixo de "listen/ouvir")
- se quiseres estar no chat, para falar com a rádio e outros ouvintes em directo, basta colocares o nick mal entras no blog.
APARECE, PARTICIPA, OUVE E DIVULGA...
rádiocasaviva, uma rádio sem barbies...
- salva a playlist no ambiente de trabalho.
- abre a playlist com o VLC (se não tiveres descarrega no link abaixo de "listen/ouvir")
- se quiseres estar no chat, para falar com a rádio e outros ouvintes em directo, basta colocares o nick mal entras no blog.
APARECE, PARTICIPA, OUVE E DIVULGA...
rádiocasaviva, uma rádio sem barbies...
Subscrever:
Mensagens (Atom)































