Timor Leste-Massacre de Santa Cruz - Outros massacres continuam...


Massacre significa matança, carnificina, matar cruelmente grande número de pessoas, dar cabo de, destruir,... 


A partir do significado de massacre podemos concluir rapidamente que vivemos momentos de massacres contínuos e sem grande fim à vista. Seja por força dos mercados financeiros, do capital, da religião ou por interesses geo-estratégicos. No fim de tudo percebe-se que o objetivo é sempre o mesmo. Poucos lucram muito, à custa do massacre de muitos.

Em 12 de Novembro de 1991, há precisamente 20 anos, deu-se o massacre de Santa Cruz. Foi um tiroteio sobre manifestantes pro-independência de Timor Leste, no cemitério de Santa Cruz, em Díli, durante a ocupação pelas forças militares da Indonésia.

Depois de, em Outubro de 1991, ter sido cancelada a visita a Timor Leste de uma delegação de membros do Parlamento Português e doze jornalistas, que planeavam acompanhar o Relator Especial da ONU para os Direitos Humanos sobre a Tortura, Pieter Kooijmans, foi notório a desmoralização dos activistas pela independência de Timor Leste. Tinham a esperança de usar esta visita para chamar a atenção à comunidade internacional sobre a causa que defendiam. Houve em seguida vários momentos de tensão, um dos quais termina com a morte de um activista apoiante da independência, Sebastião Salgado.
No dia de participação de um serviço memorial para Gomes em 12 de Novembro, durante a qual milhares de homens, mulheres e crianças caminharam da Igreja Motael para o vizinho cemitério de Santa Cruz. Ao longo do caminho, elementos do grupo tiraram faixas de protesto e bandeiras de Timor-Leste, gritavam palavras de ordem, e insultavam soldados e polícias indonésios. Os organizadores do protesto mantiveram a ordem durante o protesto. Embora tenha sido alto, a multidão era pacífica e ordenada na maior parte do tempo. Foi a demonstração maior e mais visível contra a ocupação indonésia desde 1975.
Durante um confronto breve entre tropas indonésias e os manifestantes, Major Gerhan Lantara foi esfaqueado. Stahl afirma que Lantara atacou uma menina carregando a bandeira de Timor Leste, e Constâncio Pinto, ativista da FRETILIN relata espancamentos por parte dos soldados e da polícia indonésia. Quando o cortejo chegou ao cemitério, a secção principal do cortejo entrou , enquanto muitos continuaram seus protestos antes do muro do cemitério, agitando bandeiras e cantando slogans pró-independência. Tropas indonésias tinham ficado imóveis durante esse tempo, até que um novo grupo de 200 soldados indonésios apareceu e começou a atirar. Fugindo, as pessoas que corriam através da entrada principal e mais profundamente no cemitério foram perseguidas pelos soldados.

Morreram neste ataque mais de 200 pessoas. O balanço provisório foi de 271 mortos, sendo que 14 anos depois ainda havia 100 desaparecidos.

Estes acontecimetos centraram a atenção da comunidade internacional e despoletaram uma maior pressão sobre o governo da Indonésia. Após muita luta do povo timorense de um referendo em 1999 e de muitas acções de solidariedade, principalmente em Portugal, Timor Leste acaba por conseguir a tão desejada independência em 2002. De realçar que isto acontece 27 anos depois do governo português ter abandonado o povo timorense.

É um exemplo de uma luta por uma causa comum e que se fez com muita persistência, anos seguidos de muita paciência sem se deixarem levar por pensamentos derrotistas ou de desistência. Acontece actualmente outras lutas parecidas com esta como a do povo palestiniano ou do País Basco. Importante para fazer ver às pessoas, e é isso que aqui pretendemos com estes exemplos mostrar, que a luta por uma causa realmente importante não se faz da noite para o dia e que é preciso muita união e entrega pelo objetivo comum seguindo as estratégias mais adequadas e que forem de acordo com todos os participantes ativistas.

Estamos hoje em dia, mais do que nunca, num momento em que é preciso unir esforços, deixar de lado as pequenas diferenças e unirmo-nos para lutar pelos direitos dos outros que são também os nossos. Abraços activistas e persistentes.


A programação da radiocasaviva é a seguinte:

::::::::::::SÁBADO:::::::::::::::

15:00 h – Salamaleques de Asib Mohamed

Luto, de negro às vezes também. Não, não é um funeral mas espero um dia que venha a ser. E que se enterre em parte incerta a bestialidade humana e a vontade de se querer ser mais do que o companheiro do lado. Do lado b vem outra música que diz pim pan da da di dou du, limpa limpa mas mas ta ta fim fim du. O lado a está riscado e diz assim assim assim assim assim assim assim

A seguir junta-te a alguém e luta por algo que aches que melhoraria não a tua vida mas a vida do gajo que não conheces e que de repente se sentou ao teu lado para embarcar na mesma viagem.

17:00 h - ViktorSpadinha apresenta :

 
"The Day After The Sabbath...VIII"
Uma viagem sónica pela musica obscura e underground de finais de 60 e 70`s.

18:30 h - Hora D.Flagra

Noé

Sons da Mestiçagem, Reagge e Brasil.

20:00 h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
por Torcato Reis AKA Tone Cósmico

RAP NEWS Noticias com toda a verdade, com humor e ritmo apresentado por Robert Foster, desta vez há Revolution.
Conspiração da Semana: WE ARE ONE - A REALIDADE É UMA ILUSÃO - O nosso mundo Exterior e Interior, na verdade nada é real pois o mundo físico é composto por atmos e dentro destes só existe o vazio cheio de energia a vibrar... nada é estático, está tudo em movimento. Muito se fala do dia 11.11.11 é um dia importante para a reflexão, até existem montes de estreias nos cinemas... porque será??? É certamente o início do fim de qualquer coisa...
... e música??? neste 12.11.11 vamos ter musica calminha, relaxada e electrónica, boa para curar (healing) ressacas a quem passou o dia 11.11.11 nos excessos, encosta-te em conforto e fecha os olhos e deixa-te levar.  Termina com um som progressivo e hipnótico com 135 bpm para retemperar as energias. Com este tempinho... só se está bem é na caminha a ouvir a Rádio Casa Biba.

22:00 h - Latrina do Chifrudo apresenta:




Hell’s around the corner pt II

O exorcismo de demónios tropicais e camuflagem de betão, vidro e aço.
2 horas de intersecções sonoras, subversão conceptual, fluxos estilísticos e vinagre na veia a cargo de André Coelho, membro de Sektor 304 e co-fundador da Latrina do Chifrudo, uma editora
independente direccionada para fanzines e discos undeground.
 
24:00 h - Canto do Gregório #6




Desta vez exploram-se as sonoridades simples e bucólicas do pop alternativo.

Uma pitadita mais roqueira aqui e acolá, mas definitivamente uma hora mais calma que o habitual.

O Martinho já se foi e o Inverno é rei e veio para durar...

02:00 h - D.j Trascaescada

vinte anos passados sobre o massacre de santa cruz em Dili, Timor Leste, e de vermos as janelas e varandas das nossas ruas pejadas de lenços, panos e lençois brancos em sinal de solidariedade, é tempo de 
olhar para trás e perguntar (digo eu):

Q'esta meeeerda...?

É com panos brancos nas janelas que vamos mudar alguma coisa, ou é com esperas à porta das residências desses senhores que acham que podem pôr e dispôr de quem querem quando simplesmente lhes convêm.? humm..? eu vou mais pelas esperas..

este fim de semana pra não variar muito trago-vos mais do mesmo.:

02h- drunfes & bases pra quem quer dormir mas por algum motivo não pode - drum'n & bass

03h- speed Core e mais coisas barulhentas pra chatear os vizinhos.

08h ao meio dia deixo-vos os podcasts do mítico Bill Hicks com as suas irrefutáveis e por vezes dolorosas verdades..

é isso..!


::::::::::::DOMINGO:::::::::::::::

12:00 h - BANALIDADES E MÚSICAS ÓBVIAS

com António Sobrancelhas

Divagações banais sobre a actualidade política e social, regadas por uma dose generosa de música pouco mais que óbvia. Antes isto do que estar calado.


14:00 h - Viktorxpadinha apresenta :




"...MÚSICA CALMA, PARA GENTE AGRESSIVA..."

se és gaja, gay, lésbica, gajo com sentimentos, se és punk, precisas de acalmar e não sabes como, se sentes uma raiva a crescer nos dentes,

PÁRA e ESCUTA...nunca mais serás o mesmo.

O que faz falta é escutar a malta...




Preparados para o reavivar do blog, porque sim, a Rádio CasaViva sempre esteve viva e recomenda-se.

Engraçado é que, sem intenção, e devido às circunstâncias da vida da rádio, da casa e das pessoas que as constroem, se volte com um tema que tudo tem a ver com o que aconteceu há quase um ano, em Lisboa, e que é assunto principal da última publicação que por aqui passou. Data e tema que estamos a preparar para relembrar com um programa especial.


Mas por enquanto, e para aquecermos a preparação desse programa, temos já este fim-de-semana um outro também dedicado ao activismo, mais concretamente a Barry Horne. Foi um ativista dos direitos dos animais e faz este sábado, dia 5 de Novembro, 10 anos sobre a sua morte. Ficou conhecido em Dezembro de 1998, quando iniciou uma greve de fome durante 68 dias, numa tentativa de persuadir o governo britânico a realizar um inquérito público sobre a experimentação animal, algo que o Partido Trabalhista havia dito que faria antes de chegar ao poder em 1997. Horne cumpria uma condenação de 18 anos por ter colocado dispositivos incendiários em lojas que vendiam casacos de pele e produtos de couro. A mais longa sentença proferida a qualquer activista dos Direitos dos Animais por um tribunal britânico.

A greve de fome deixou Horne com danos nos rins e com falhas na visão, mas não foi a primeira nem seria a última em que ele embarcaria. Morre aos 49 anos, com insuficiência hepática, depois de 15 dias sem comer. A reacção nos media no Reino Unido foi hostil. Horne é descrito como um terrorista pelos jornalistas e políticos mas é visto como um mártir no movimento pelos direitos dos animais.

Passados 10 anos, continua a não se respeitar os Direitos dos Animais, dos quais nós fazemos parte. São mais fortes e complexas agora as campanhas e estratégias de silenciar vozes activas, críticas e despertas daqueles que, querendo um mundo mais justo, se levantam e tentam barrar os planos gananciosos e egoístas dos governos e companhias que só pensam no indivíduo como um número ou estatística que lhes permite o crescendo de poder e acumulação violenta de capital e riqueza.


A PROGRAMAÇÃO para este Sábado dia 5 de Novembro de 2011:

15:00 h – Salamaleques de Asib Mohamed

Uma hora chega para dar música. Isto engloba certos riscos, principalmente porque é grátis.
Habitualmente isto leva a uma concentração espontânea de seres desejosos por algo do qual não
têm qualquer conhecimento ou perspetiva de utilidade.
-Toca a circular que não são permitidos ajuntamentos... Ou são? Agora perdi-me...

16:00 h - "...PunkAlhadas...3 sem tirar..."


Não há melhor para a ressaca...a RECEITA DE vIKTORsPADINHA.

17:00 h - ViktorSpadinha apresenta :


" The Day After The Sabbath...VII "

Uma viagem sónica pela musica obscura e underground de finais de 60 e 70`s.

PARA E ESCUTA...



19:00 h - INFERNO CARINHOSO...

com Luís Gonçalves e Gustavo Costa.

"Música entre o mais profundo underground e o mais celestial dos céus"

20:30 h - Canto do Gregório #5

Chegou o Inverno...tempo de ficar junto à lareira a ouvir a radio.
Esta semana o Grego toca negro para condizer com o tempo.

22:00 h - TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

por Torcato Reis AKA Truka

RAP NEWS Noticias com toda a verdade, com humor e ritmo apresentado
por Robert Foster.
Conspiração da Semana: INTERNET MAFIA EXPOSED
... e música??? como sempre... e com este tempinho... só se está bem é
na caminha a ouvir a Rádio Casa Biba.

00:00 h - D.J. Trascaescada

nato game over, rock&roll na RaDIYo CASABIBA

sábado, 27 novembro 17h00

Depois de um fim de semana de acções directas não violentas contra a cimeira da NATO, em Lisboa, regressamos melhor do que partimos. Trouxemos connosco uma raiva renascida que cresceu na mesma proporção da repressão autoritária do Estado e seus lacaios.



Viktorspadinha abre a emissão…

A partir das 22h00, Subcarvalho e Luis Salgado apresentam o 4º programa de Tentáculos Alternativos. Da garagem à rua, contaremos a estória dos Eighties Matchbox B-line Disaster e de Radio Moscow ...com mais umas pérolas de Rock and Roll e de Alternative Rock.

... Rádio casaviva, uma rádio nada amiga...escuta e divulga..
para ouvir sem sobressaltos a emissão subversiva da rádio casaviva, segue os seguintes passos:
abrir... badmoodradio.blogspot.com
- na coluna da esquerda, em "listen/ouvir", escolher "winamp".
- salva a playlist no ambiente de trabalho.
- abre a playlist com o VLC (se não tiveres descarrega no link abaixo de "listen/ouvir")
- se quiseres estar no chat, para falar com a rádio e outros ouvintes em directo, basta colocares o nick mal entras no blog.

APARECE, OUVE E DIVULGA...Rádio CasaViva, uma rádio sem barbies...

AC/DC antecipam Tentáculos Alternativos

Este sábado, 2 de Outubro, mais uma emissão da ...RÁDIO CASA BIBA...

A partir das 17h00, Viktorspadinha apresenta a bio/discografia dos AC/DC.

A partir das 22h00, Subcarvalho e Luis Salgado apresentam mais uma edição de Tentáculos Alternativos. Serão dissecados alguns temas de Diamanda Galas e dos Swans... polvilhados com alguns revivalismos independentes!

Rádio CasaViva, uma rádio nada amiga ...escuta e divulga...

tentáculos alternativos no calor da noite

Vai para o ar este sábado, 25 setembro, às 17h00, mais uma emissão da ...RÁDIO CASABIBA... Até às 22h teremos a "playlist casabiba"

A partir das 22h, Subcarvalho e Luis Salgado apresentam, em estreia universal, o novo programa Tentáculos Alternativos.

Pretende-se com este programa divulgar todo o género de música alternativa e alguns clássicos do Rock and Roll!
Em cada programa serão dissecadas 2 bandas. Nesta primeira emissão faremos um especial com "Foetus" e "Icarus Line"...com mais algumas pérolas pelo meio para não cansar os ouvidinhos dos estimados ouvintes.


... Rádio casaviva, uma rádio nada amiga...escuta e divulga..

para ouvir sem sobressaltos a emissão subversiva da rádio casaviva ,segue os seguintes passos:.

abrir... http://badmoodradio.blogspot.com/
- na coluna da esquerda, em "listen/ouvir", escolher "winamp".
- salva a playlist no ambiente de trabalho.
- abre a playlist com o VLC (se não tiveres descarrega no link abaixo de "listen/ouvir")
- se quiseres estar no chat, para falar com a rádio e outros ouvintes em directo, basta colocares o nick mal entras no blog.

APARECE, OUVE E DIVULGA....Rádio CasaViva, uma rádio sem barbies..

zeca pirata... a cantar desde 1929

sábado, 24 julho 20h00

Estreia mundial de Zeca pirata, em audição colectiva e comentada na cozinha.

Uma surpresa da RaDIYo CasaViva... uma rádio sem barbies!

Mais info: casa-viva.blogspot.com

METALLICA... para quem não tem dinheiro para ir a concertos caros

sábado, 10 julho 17h00 até 02h00 de domingo, 11

Buga dazCoubz, que escusa apresentações, é homem da casa, apresenta as suas escolhas musicais e revoluções contra o sistema...

Mob Mixtapes revela o mundo musical do hip-hop e apresenta as suas escolhas...

Viktorspadinha apresenta: METALLICA... para quem não tem dinheiro para ver concertos caros. Do primeiro ao último álbum, músicas, carreira, etc..

RaDIYo CasaViva, uma rádio nada amiga... escuta e divulga!

para ouvir sem sobressaltos a emissão subversiva da rádio casaviva, segue os seguintes passos:.
abrir... http://badmoodradio.blogspot.com/
.na coluna da esquerda, em "listen/ouvir", escolher "winamp"
.salva aplaylist no ambiente de trabalho.abre a playlist com o VLC (se nãotiveres descarrega no link abaixo de "listen/ouvir")
.se quiseres estar no chat, para falar com a rádio e outros ouvintes em directo, basta colocares o nick mal entras no blog.

APARECE, OUVE EDIVULGA.... uma rádio sem barbies.