... lembra José Martí


Sábado, 28 janeiro de 2012 a partir das 16h


"Quem se submete ao monopólio económico curva-se ao domínio político. A nação que compra, comanda; a nação que vende submete-se. O comércio deve ser equilibrado para assegurar a liberdade." A máxima tem mais de 100 anos e pertence a José Julián Martí Pérez, símbolo da luta da América hispânica pela unidade e independência. Político, pensador, jornalista, filósofo, poeta, maçom e criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC), nasceu faz hoje 159 anos, em Havana, capital de Cuba, à época sob domínio espanhol. Morreu precocemente, em 1895, três anos antes da independência cubana.

Desde cedo despertou para ideias revolucionárias e com apenas 16 anos publicou a folha impressa separatista "El Diablo Cojuelo" e o primeiro e único número da revista "La Patria Libre". No mesmo ano, passou a distribuir um jornal manuscrito intitulado "El Siboney", envolvendo-se na primeira guerra pela independência cubana. Pouco depois, foi preso e processado pelo governo espanhol por estar na posse de papéis considerados revolucionários. Foi condenado a seis anos de trabalhos forçados nas pedreira de Havana mas cumpriu somente seis meses: em 1871, com a saúde debilitada, obteve a permuta da pena original pela deportação para Espanha.

Em 1874 concluiu os estudos na Universidade de Saragoça, diplomando-se em Direito, Filosofia e Letras. Regressou a Cuba em 1878, mas foi novamente deportado por manter os ideais revolucionários e conspirar contra a autoridade espanhola. Porém, conseguiu fugir de Espanha, indo para os Estados Unidos onde viveu durante um ano. Durante 1892 prepara o estatuto do PRC e viaja entre Nova Iorque, Filadélfia e Tampa, onde se organizavam os exilados cubanos. A urgência em iniciar a guerra contra os espanhóis, à qual se referia como uma "cruzada contra o demónio", devia-se ao medo crescente de que a força imperialista norte-americana fizesse o mesmo, conquistando Cuba, devido ao interesse comercial e por considerarem a conquista da ilha como a chave para dominarem as Américas Central e do Sul.

José Martí foi um dos mentores da Guerra de 1895 (terceira e última pela independência cubana), na qual foi atingido mortalmente. Tornou-se grande mártir da Independência de Cuba. Poucos dias antes de morrer, terá escrito uma carta a um amigo, onde confessava que sacrificaria a sua vida se isso detivesse o avanço dos Estados Unidos sobre a América Latina. Acreditava que a liberdade e a justiça deveriam ser as principais bases para um governo. Os seus escritos condenam todo e qualquer regime autoritário.


SÁBADO

16:00h -  ViktorXpadinha apresenta :
"...The Day After the Sabbath...XX..."

Volume 20 begins with Granmax's driving tenacity and goes on to the masterfully wah'd up heavy blues of the uk's Chicken Shack. Blossom Toes have a stand out track here, don't let their name fool you, this is a seriously heavy psych trip with some unbelievably aggressive vocals. Brain Police come back with some more gloriously heavy psych and Mogul Thrash jazz up the procedings before Dirk Steffens (Ex of Birth Control) supplies some razor sharp hard rock riffing. Some more 60s groove comes our way courtesy of Brainbox before this installment ends with another cover, the bands involved needing no further introduction here...


18:00 - D.j, Sä Nuno apresenta:
BURNING MUSIC TO BURNING PEOPLE



21:00h - TEORIA DA CONSPIRACÃO
apresentado por Truka


Conspiração da Semana: A crise aumenta na medida que a população se cala - O Ânibal reformado passa por dificuldades, os Maçons de avental cozinham bons tachos uns para os outros, o Catroga continua em grande... E O POVO PÁ???? O povo come e cala... e consente. "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martín Luther King
Musica: Um pouco de tudo e muito de nada...


DOMINGO

14:00h - Dj Lois


Devido a problemas técnicos, foi tansmitido com deficiências técnicas alheias à Rádio CasaViva.
Este domingo,às 14h00, vai de novo para o ar o programa de genéricos de desenhos animados dos anos 80 1ª parte. Agora sem interrupções e sem falhas de rede.

Sem comentários:

Enviar um comentário